Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jovem contrária a Bolsonaro é agredida com socos e marcada com suástica

Em todo o Brasil, multiplicam-se os atos de violência e ódio cometidos por seguidores do candidato.

Por Da Redação
Atualizado em 16 jan 2020, 07h09 - Publicado em 10 out 2018, 16h59
 (guaiba.com.br/Reprodução)
Continua após publicidade

Em Porto Alegre, uma garota de 19 anos foi agredida com socos e teve a pele marcada com um símbolo que remete a uma suástica na segunda-feira (8). Segundo noticiou a Rádio Guaíba, ela usava uma camiseta do movimento #EleNão. Tais informações constam no boletim de ocorrência feito pela vítima.

Ela declarou que três homens cometeram a agressão e que o símbolo nazista foi riscado em sua pele com um canivete. De acordo com a jovem, antes de ser golpeada com socos, ela foi questionada sobre o motivo pelo qual estava usando a camiseta. Com medo de sofrer novos ataques, a vítima não quis divulgar seu nome.

Essa está longe de ser a primeira manifestação de ódio cometida em nome de Jair Bolsonaro, candidato à presidência pelo PSL. No domingo, o capoeirista Mestre Moa do Katendê foi morto a facadas ao se manifestar contra o político. O assassino assumiu a autoria do crime e declarou apoio a Bolsonaro.

“Quem levou a facada fui eu, pô. O cara lá que tem uma camisa minha e comete um excesso, o que é que eu tenho a ver com isso?”, declarou o candidato ao ser questionado por jornalistas sobre seu posicionamento frente ao crime. Sempre inflamado em seu discurso contra bandidos, Bolsonaro tratou esse assassinato como “um excesso”. 

Continua após a publicidade

Apesar de ter declarado recentemente que nunca pregou o ódio, multiplicam-se pelo Brasil as manifestações violentas cometidas por seguidores declarados de Bolsonaro. O nome dele está sendo usado até em cânticos homofóbicos de torcidas de futebol.

Torcedores de ao menos dois times – Atlético Mineiro e do Palmeiras – já fizeram uso do jargão “Bolsonaro vai matar viado”, a fim de intimidar seus rivais. Ambos os clubes já declararam que repudiam esse tipo de atitude. 

https://twitter.com/sapianas/status/1047818661954838529

Continua após a publicidade

E as intimidações movidas pelo ódio não estão aparecendo apenas em forma de barulho. No Rio de Janeiro, o banheiro feminino do Colégio Franco Brasileiro foi pichado com a frase “sapatas vão morrer”.

Casos como os citados acima não são isolados e estão sendo reportados à exaustão nas redes sociais. Através do Twitter, um usuário identificado como JW está realizando uma compilação dos atos de violência e intimidação cometidos em nome do candidato de Bolsonaro. Até esta quarta-feira (10), já foram listados 24 atos, todos noticiados.

Continua após a publicidade

Algo semelhante está sendo feito no Instagram, pelo perfil @elenaovainosmatar. Nele é possível ver relatos de quem está sendo agredido verbal e fisicamente.

https://www.instagram.com/p/BouZkNwlKoi/?taken-by=elenaovainosmatar

Continua após a publicidade

A onda de ódio e de normalização da violência é tamanha que, literalmente, já virou entretenimento entre os seguidores do presidenciável. No jogo virtual “Bolsomito 2k18”, Jair Bolsonaro tem a missão de dar socos e pontapés em gays, negros, feministas e membros do MST. O objetivo é matar esses inimigos para que eles virem cocô.

Lançado no última sexta-feira (5), o game figura na lista dos quinze mais vendidos do Steam, uma plataforma especializada em jogos online.

Jovem contrária a Bolsonaro é agredida com socos e marcada com suástica
(Divulgação/Minha Casa)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.