Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Ian Baiocchi: chef transforma Goiânia na capital da gastronomia do Cerrado

A constante inovação do chef goiano comprova que a cidade está se tornando o centro de um movimento culinário que honra suas raízes enquanto olha para o futuro

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 set 2025, 16h00 • Atualizado em 17 set 2025, 15h05
Chef Ian Baiocchi
Ian Baiocchi é chef e sócio-fundador do Grupo Íz (Kirah Van der Lemon/Divulgação)
Continua após publicidade

Para vivenciar Goiânia por completo, é imperativo experimentar a culinária do chef Ian Baiocchi. Tradicionalmente conhecida por pratos robustos como o intenso arroz com pequi e o generoso empadão goiano, a gastronomia da cidade tem conquistado um novo e vibrante capítulo, em grande parte escrito pelo jovem chef. À frente dos empreendimentos do grupo Íz, Ian sabe bem como unir a riqueza de suas raízes com técnicas refinadas.

Sua trajetória foi moldada por cozinhas renomadas: trabalhou com Alex Atala e Helena Rizzo, e também no El Celler de Can Roca e Mugaritz, dois estrelados espanhóis. A bagagem técnica virou combustível para a missão de traduzir a essência do Cerrado para o universo da alta gastronomia.

Além das criações na cozinha — que não são poucas, já que é reconhecido por seus cardápios rotativos —, sua atuação fora dela também merece destaque. Para garantir a qualidade e a sazonalidade dos ingredientes, o chef investiu em uma fazenda própria, cultivando produtos típicos da região, como cagaita, mangaba, cajuzinho e pequi.

Siga CLAUDIA
Chef Ian Baiocchi
O chef Ian Baiocchi é um dos principais nomes da alta gastronomia no Centro-Oeste (Kirah Van der Lemon/Divulgação)

Ao mesclar a inovação com o profundo respeito às tradições locais, ele não apenas consolidou sua influência na gastronomia brasileira, mas também impulsionou o desenvolvimento da culinária no Centro-Oeste.

A projeção da cozinha regional para o cenário nacional é um reflexo direto de seu trabalho, que inspira uma nova geração a explorar e valorizar os ingredientes de sua terra. Essa filosofia se materializa nos seus seis estabelecimentos, que formam um grupo coeso, mas com propostas distintas.

Todos, no entanto, compartilham a mesma essência: o respeito aos ingredientes locais e a busca por uma técnica impecável. Conheça cada um.

Continua após a publicidade

Íz | @izrestaurante

Chef Ian Baiocchi
Reinauguração do Íz está prevista para final de setembro em novo endereço (Kirah Van der Lemon/Divulgação)

Incansável na cozinha e nos negócios, o chef acaba de anunciar uma nova fase para seu restaurante primogênito. Para celebrar quase uma década de história, o espaço muda de endereço e será realocado para uma casa modernista, concebida para uma experiência ainda mais intimista e exclusiva.

Junto ao sócio e restaurateur Domingos Ávila, ele oferece jantares focados em menus degustação para cerca de 30 pessoas, além de três suítes para hospedagem completa.

O conceito de “restaurante com quartos” (restaurants with rooms, em inglês), ainda raro no Brasil, une gastronomia e hospitalidade de forma inovadora, reforçando a visão de um chef que está sempre um passo à frente.

Fulles Kitchen | @fulleskitchen

Chef Ian Baiocchi
O Fulles Kitchen faz uma fusão de cozinhas do mundo todo. De entrada, charuto nigiri de atum com repolho e tabule de quinoa, temperado com ponzu de romã (Kirah Van der Lemon/Divulgação)
Continua após a publicidade

Antes disso, em março deste ano, os sócios ainda tiveram fôlego para inaugurar o Fulles Kitchen, espaço que valoriza a “cozinha do mundo”, mesclando pratos frescos — como o charuto nigiri de atum com repolho e tabule de quinoa, temperado com ponzu de romã — a criações finalizadas no forno à lenha, caso do Khachapuri com trufas negras em conserva.

1929 Trattoria Moderna | @1929trattoria

Chef Ian Baiocchi
Agnolotti de ossobuco é uma das opções do menu do 1929 Trattoria Moderna (Kirah Van der Lemon/Divulgação)

O restaurante, mais clássico, é uma ode às memórias de família, uma homenagem do chef à avó, dona Colombina. Aberta em 2017, a casa resgata a tradição italiana com uma interpretação moderna e profundamente brasileira.

A culinária aqui é uma fusão delicada entre a herança doméstica e a técnica apurada, na qual massas frescas e molhos encorpados são reinventados com frescor.

Com opções de 5 ou 8 etapas no menu degustação, o percurso conduz o comensal por uma jornada que mistura clássicos da trattoria com as mais recentes criações do chef, como o agnolotti de ossobuco com espuma de milho e fontina. 

Continua após a publicidade

Grá bistrô | @grabistro

Chef Ian Baiocchi
O brioche de cupim tem recheio suculento e o tamanho certo para devorar numa bocada só (Kirah Van der Lemon/Divulgação)

O espaço leva os clientes para uma das vistas mais impressionantes de Goiânia. Localizado na cobertura do Órion Business & Health Complex, o restaurante se dedica a uma reinterpretação da culinária francesa, com criações que subvertem o tradicional. Não saia sem provar o brioche de cupim, que desmancha na boca. 

Enttres Cocina de Mezcla | @enttrescocina

Chef Ian Baiocchi
O Enttres serve macarronada de pequi e chorizo de Curraleiro Pé-Duro, raça brasileira baseada no resgate e criação da Fazenda Mutum (Kirah Van der Lemon/Divulgação)

Uma das mais recentes, a casa propõe uma aventura pela América Latina. Instalado em um charmoso casarão que se mescla a um espaço de galeria de arte — decorado com uma autenticidade colorida —, o resturante celebra a diversidade e a paixão da culinária de um continente inteiro, da ancestralidade Andina ao fogo da Patagônia, sempre com um toque goiano. Destaque para os cortes impecáveis que saem da parrilla, arrozes caldosos e também para a macarronada com pequi. 

Alata sorvetes | @alatasorvetes

Chef Ian Baiocchi
A Alata Sorvetes apresenta um portfólio de sabores goianos (Kirah Van der Lemon/Divulgação)
Continua após a publicidade

Para terminar, sua marca de sorvetes é a prova de que Ian leva a sério as sobremesas de seus menus — os doces servidos em cada uma de suas casas sempre superam as altas expectativas.

Em seu empreendimento focado nos gelados, o chef traz sabores regionais e ingredientes frescos (“livre de artificialidades”, como faz questão de definir). Entre os sabores, fazem sucesso o de Clitória Cinnamon Roll, com sabor de canela e colorido com a flor de pigmentação azul, e Paçoquinha de Baru.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

inf-tela-bloqueio.rodapeTelaBloqueio