Blends de chás: 4 receitas para descobrir novos sabores e se refrescar
Misturar sabores é uma ótima forma de descobrir novos chás e variar a rotina! Aprenda receitas preparadas pelo sommelier Benício Coura
É comum ouvirmos falar dos blends de vinhos e até de cafés, mas os chás também fazem parte da categoria de bebidas que possibilitam soltar a criatividade. A combinação de diferentes plantas pode resultar em sabores, aromas e nuances surpreendentes para incluir na rotina.
As opções de misturas são muitas, mas normalmente as mais interessantes – e que resultam num blend de sucesso – levam uma base neutra e acrescentam um sabor que o ressalte. Caso do chá preto, por exemplo, que tem em seu amargor a possibilidade perfeita para a adição de um chá mais frutado ou cítrico, como a laranja ou o limão. O chá verde também é uma ótima base para criações.
Além de trazer benefícios à saúde, os chás são ótimos aliados não só do inverno, mas também dos dias quentes em combinações refrescantes para serem servidas geladinhas. Quem ensina algumas opções para variar o repertório é Benício Coura, sommelier de chás da Chá Dō, que desenvolveu quatro receitas de blends para quem quiser se aventurar em descobrir novos sabores. Confira:
O Poderoso Sencha
Com couve, abacaxi, hortelã e gengibre, esse chá é energizante e ótima opção para substituir o café nos dias quentes.
- 8 gramas de chá verde
- 250 mililitros de água filtrada a 70°C
- 750 mililitros de água filtrada gelada
- 70 gramas de couve
- 100 gramas de abacaxi
- 6 gramas de gengibre
- 6 folhas de hortelã
Infusione as folhas de chá na água filtrada aquecida a 70°C por 3 minutos. Coe e coloque em um liquidificador, adicionando a água gelada, a couve, o abacaxi, o gengibre e as folhas de hortelã. Bata bem e reserve uma parte para levar ao congelador e fazer cubinhos de gelo. O restante, deixe na geladeira. Quando os cubinhos de gelo estiverem prontos, bata-os com a parte líquida novamente no liquidificador. Ficará uma bebida super gelada e cremosa. Não é necessário adoçar, mas, se preferir, opte pelo açúcar demerara ou mel.
Imuno Boost Sencha Yamamotoyama
Com ingredientes que ajudam a aumentar a imunidade, esse blend traz uma mistura refrescante e que vai agradar aos fãs de sabores cítricos.
- 8 gramas de chá verde
- 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente
- 3 gramas de gengibre ralado
- 15 mililitros de suco de limão siciliano
Coloque as folhas de chá em infusão na água filtrada em temperatura ambiente por 4 horas, fora da geladeira. Após o tempo, mexa, coe e coloque na geladeira. Adicione o gengibre ralado e o suco de limão siciliano ao chá infusionado. Mexa e volte para a geladeira, deixando por 20 minutos para apurar o sabor e estará pronto. Não é necessário coar, mas fica a seu critério. Se preferir adoçar, opte pelo mel ou açúcar demerara.
Limonada com chá preto defumado Shimada
Fácil de fazer, esse blend mistura chá preto e limão – ingredientes que a gente sempre tem em casa!
Para a infusão
- 6 gramas de chá preto defumado
- 200 mililitros de água
Para o suco de limão
- 2 limões-taiti médios (ou o de sua preferência, a gosto)
- 1 litro de água gelada
- Açúcar a gosto
Prepare a infusão Aqueça a água até atingir 90°C. Em um bule, coloque as folhas de chá preto defumado e despeje a água quente sobre elas. Deixe em infusão por 3 minutos. Depois coe e coloque em uma forma de gelo. Leve ao freezer até que o gelo esteja pronto.
Prepare o suco de limão Coloque a água gelada em uma jarra, esprema os limões de sua preferência, adoce a gosto e misture bem. Adicione as pedras de gelo feitas com o chá preto defumado. Pode ser guardado na geladeira, tampado, por até 24 horas, sem comprometer o sabor.
Shincha com Morango
De sabor mais delicado, esse chá verde com morango é adoçado com mel, criando uma combinação saborosa para qualquer estação.
- 8 gramas de chá verde
- 250 mililitros de água filtrada aquecida a 70°C
- 750 mililitros de água filtrada gelada
- 8 morangos médios
- Açúcar demerara ou mel a gosto
Infusione as folhas de chá na água filtrada aquecida a 70°C, por 1 a 2 minutos e coe. Adicione a água gelada e depois os morangos. Bata com o auxílio de um mixer ou liquidificador até ficar homogêneo. Para ficar ainda mais refrescante, deixe os morangos por 3 horas no congelador, antes de batê-los. Adoce a gosto com açúcar demerara ou mel.