Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Conheça os procedimentos que melhoram a absorção de medicamentos pela pele

De quebra, alguns deles também estimulam a produção de colágeno

Por Denise Steiner
Atualizado em 19 dez 2019, 11h00 - Publicado em 19 dez 2019, 10h00
 (Slavica/Getty Images)
Continua após publicidade

Sabemos que, quando os medicamentos são disponibilizados através da pele, eles não agridem os órgãos internos. Seja em forma de cremes, adesivos ou agulhas representados pela mesoterapia e microagulhamento, quando aplicadas dessa maneira as substâncias não passam pelo fígado ou rins e, por isso, não afetam os órgãos e têm menos chances de causarem efeitos colaterais.

Quando a pele está integra, sem machucados ou irritações, ela é bastante seletiva para a penetração de substâncias. No entanto, quando sofre agressões, seja através de laser ou agulhas, ela fica mais receptiva a esses ativos. Hoje, na dermatologia, as técnicas de “drug delivery” são muito utilizadas para tratamento de doenças como a psoríase, queda de cabelo, calvície, cicatrizes e envelhecimento com a intenção de melhorar rugas e flacidez.

Para esse tipo de tratamento, podem ser usadas técnicas como laser ablativo, não-ablativo, microagulhamento e peelings. Neste caso, esses procedimentos são realizados antes da aplicação da droga, deixando a pele mais receptiva para a penetração dos ativos.

Outro procedimento interessante para realizar a técnica de drug delivery é a microinfusão MMP®, que é sucesso no tratamento de várias alterações dermatológicas. Esse procedimento consiste em usar uma máquina simples que tem um motor vibratório e ponteiras com um sistema de agulhas. A medicação é aspirada por essa ponteira agulhada e, na sequência, é injetada na pele espalhando a substância de forma abrangente e homogênea.

Além da disponibilização da droga, as centenas de picadas na pele também promovem um estímulo positivo na superfície cutânea. Dessa forma, MMP® é uma via de medicação, mas também é um tratamento semelhante ao microagulhamento por induzir a uma cicatrização com estímulo de colágeno novo. Esse procedimento tem mostrado eficácia e segurança para o tratamento de diversas dermatoses.

Continua após a publicidade

Leia mais: Os novos usos da toxina botulínica, popularmente conhecida como botox

PODCAST – Renove seu estilo com as roupas que você já tem no armário

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.