Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Relacionamento aberto deu errado? 5 dicas para retornar à monogamia

Entenda os principais sinais de que está hora de fechar a relação (e como fazer isso sem brigas ou términos dolorosos)

Por Sarah Brito
30 jan 2025, 16h00
Como fechar o relacionamento sem crise? Terapeuta dá dicas
Assim como em todo relacionamento, o diálogo muitas vezes se torna necessário para renovar acordos a dois. Entenda os sinais de que é hora de retomar a monogamia  (Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

Quando um relacionamento aberto já não está mais funcionando como antes, o retorno à monogamia pode aparentar ser a decisão mais sábia. O movimento, porém, é tão desafiador quanto delicado. 

O que começa como uma experiência de liberdade e confiança pode, com o tempo, revelar a necessidade de redescobrir a conexão e a intimidade que existiam no início do relacionamento

Como voltar à monogamia de forma assertiva?

Para a terapeuta de casais Bárbara Menêses, a chave para essa mudança está no diálogo sincero e aberto, com o objetivo de reavaliar as expectativas e reformular o vínculo de forma saudável.

1. Reflita se o relacionamento aberto realmente não está mais dando certo

O primeiro passo ao repensar o relacionamento aberto é refletir se os laços afetivos e emocionais entre o casal já não são mais os mesmos como no início da relação.

“Quando a intimidade diminui e a conexão entre o casal começa a falhar, a relação precisa ser reavaliada. Isso vale tanto para as relações não-monogâmicas quanto para as relações mono”, afirma Bárbara, que é sexóloga e psicóloga especialista em terapia de casais.

Como fechar o relacionamento sem crise? Terapeuta dá dicas
Ciúmes excessivo, falta de confiança e brigas podem ser alguns dos sinais de que o seu relacionamento não-monogâmico pode não está mais dando certo (Pexels/Reprodução)

Ela explica que, à medida que o relacionamento se desenvolve, novas questões, sentimentos e pessoas podem surgir. Isso, certamente, pode provocar episódios de insegurança, desconfiança e ciúmes. Em todos esses casos, uma conversa séria a dois deve acontecer. 

Continua após a publicidade

“Em qualquer relação, seja no contexto monogâmico ou não, as pessoas buscam o pertencimento — um lugar onde se sintam parte de algo maior, com segurança e respeito. Caso essa sensação deixe de fazer parte da rotina, é hora de iniciar um diálogo sincero sobre as expectativas que precisam ser realinhadas”, diz. 

2. É possível fechar o relacionamento sem término?

Segundo Bárbara, o maior desafio para casais que buscam o retorno à monogamia é a comunicação. Ela enfatiza que, devido à dificuldade de criar um ambiente seguro para o diálogo, muitos casais optam pelo término ou até mesmo pela escolha de manter relações fora do relacionamento.

“É fundamental que os dois parceiros tenham uma conversa aberta e sincera sobre suas expectativas e necessidades, caso queiram permanecer juntos. O que antes poderia ser aceitável dentro do relacionamento aberto agora necessita ser completamente revisto, e isso se aplica a qualquer relação”, explica a terapeuta.

Ela ressalta que, ao retornar para a monogamia, o ideal é que o casal estabeleça novos acordos sobre o que é ou não permitido dentro dessa nova configuração, e isso inclui a necessidade de exercitar ainda mais a intimidade exclusivamente a dois.

Como fechar o relacionamento sem crise? Terapeuta dá dicas
“É fundamental que os dois parceiros tenham uma conversa aberta e sincera sobre suas expectativas e necessidades, caso queiram permanecer juntos”, explica Bárbara Menêses, sexóloga e psicóloga especialista em terapia de casal (Pexels/Reprodução)
Continua após a publicidade

“Paciência e disposição são essenciais para ouvir e entender o que o outro busca na relação. Não adianta ter pressa ou impaciência. O diálogo precisa ser claro e conciso, para que ambos possam descobrir juntos o que cada um gosta”, propõe a terapeuta.

3. Formas de se reconectar

Bárbara garante: essa reconexão não precisa ser complexa ou cara. “Pode ser um simples jantar em casa ou uma ida ao cinema. O importante é o casal se dedicar a reviver o que os uniu em primeiro lugar”.

4. Recuperando a intimidade

Recuperar a intimidade no relacionamento, para alguns, pode parecer complexo, mas Bárbara pontua que é preciso dedicação e comprometimento da dupla para que tanto um quanto o outro se sintam bem a sós.

“A intimidade vai além do físico. Ela envolve conexão emocional, confiança e entender o que o parceiro precisa”, declara a terapeuta.

Como fechar o relacionamento sem crise? Terapeuta dá dicas
Reserve um tempo de qualidade após o retorno da relação monogâmica. Entre o tempo livre, o diálogo sincero também deve-se fazer presente (Pexels/Reprodução)
Continua após a publicidade

Uma boa dica é reservar um tempo para que se sintam bem na companhia um do outro. Nessa dinâmica, vale desde passeios e viagens até simples idas ao cinema.

5. Não escondam dilemas e sentimentos

Outra dica importante, especialmente após o retorno da monogamia, é manter o diálogo aberto sobre sentimentos, desejos e até inseguranças, criando um espaço seguro para você e seu parceiro. E, claro, não se esquecer de explorar a sexualidade de forma mais conectada e consciente.

Reacender a chama da intimidade não é sobre grandes gestos, mas também sobre os pequenos momentos que mostram o quanto essa relação ainda vale a pena”.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.