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Feedback: 4 dicas para receber bem uma crítica e aproveitá-la para crescer

Entender como os outros veem você e suas atitudes, sondar se tem colecionado mais críticas ou elogios. Tudo isso é oportunidade para crescer. Só é preciso saber escutar os feedbacks no trabalho

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 9 abr 2014, 22h00
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A importância de saber ouvir críticas e aproveitá-las para crescer
Foto: Getty Images

Prepare: quantas críticas ou elogios você ouve durante um dia? Mas a quantos desses comentários você realmente dá ouvidos? Poucos? Pois entre eles pode estar um bom feedback que você está desperdiçando. “Compreender um feedback exige treino. Primeiro, é necessário controlar a tendência que todos temos de querer decidir de antemão se a avaliação será positiva ou negativa”, afirma a americana Sheila Heen, coautora do livro Thanks for the Feedback, sem previsão de lançamento no Brasil. “Devemos encarar o que está sendo dito como um empurrão para alcançar um objetivo.”

A lição, portanto, é deixar os julgamentos ou interpretações para depois e concentrar-se apenas no aqui e agora, ou seja, na mensagem que está sendo dita. Não que seja fácil, mas é preciso ter distanciamento emocional e reconhecer que essas falas funcionam como as pistas de uma caça ao tesouro, que trarão dicas valiosas para você chegar aonde quer.
 

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Veja quatro dicas práticas de como receber bem um feedback:

1. Controle seus pensamentos
Coloque toda a sua atenção no que está sendo falado. Contenha o ímpeto de querer interpretar ou julgar no ato cada trecho da conversa. E nem pense em interromper quem fala. Esse não é um momento para emoções. Faça um esforço para deixá-las em segundo plano e resista à tentação de dramatizar. Para crescer, é preciso ter postura humilde e aberta.

2. Evite impulsos de fuga ou ataque
Apesar de instintivos, pois nos sentimos ameaçados quando recebemos críticas, eles não trazem nenhum benefício. Ponha isso na cabeça: posturas de confronto, como fazer comentários agressivos ou irônicos, podem degringolar a conversa e até prejudicar a relação com o chefe.  Da mesma forma, fuja de atitudes passivas.

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3. Repita a mensagem
Em voz alta, quando seu chefe  parar de falar, faça um resumo do que foi dito. A técnica, chamada espelhamento, facilita a compreensão e mostra ao outro que você estava atenta. Também é a chance de esclarecer pontos que tenham sido vagos. Por exemplo, o que quer dizer “comprometimento” para  o seu superior? Assim, vocês alinham conceitos.

4. Reflita sobre o que foi dito
Mas faça isso depois, sozinha e com a cabeça fria. Sem a armadilha das emoções, é menor a chance de você transformar o papo em um golpe contra a sua autoestima ou em culpa. Retome os fatos, pense nos exemplos citados e compare com a sua visão. Quanto mais sincera for consigo mesma, melhor. Evoluir é um processo desafiador, mas os resultados compensam.

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