Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ruth Rocha é a grande homenageada do Prêmio CLAUDIA 2018

A autora de "Marcelo, Marmelo, Martelo" foi celebrada por sua trajetória em favor da educação brasileira

Por Alessandra Balles Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 out 2018, 10h47
Ruth Rocha, homenageada no Prêmio CLAUDIA 2018 (Mariana Pekin/CLAUDIA)
Continua após publicidade

A escritora Ruth Rocha recebeu o prêmio hors-concours no Prêmio CLAUDIA 2018. Homenageada por sua trajetória em favor da educação brasileira, Ruth, de 87 anos, ressaltou a importância do tema escolhido pela edição deste ano da maior premiação da América Latina. Seu modo de escrever colaborou para mudar a literatura feita para crianças no Brasil.

Autora de “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que vendeu mais de 20 milhões de cópias, é formada em ciências políticas e sociais. Entre 1957 e 1972 foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco. Na mesma época começou a escrever sobre educação para a revista CLAUDIA. Em seu site, conta uma passagem curiosa: “Sua visão moderna sobre o tema, bem como o estilo claro e próprio, chamaram a atenção de uma amiga, Sonia Robato, que dirigia a Recreio, revista voltada para o público infantil. Certo dia, Sonia fez um convite-desafio para Ruth: em tom de brincadeira, trancou a amiga numa sala, dizendo que só saísse de lá com uma história pronta. Assim nasceu Romeu e Julieta, a primeira de uma série de narrativas originais e divertidas, todas publicadas na Recreio, que mais tarde Ruth veio a dirigir”. A partir de 1973 trabalhou como editora e, em seguida, como coordenadora do departamento de publicações infanto-juvenis da editora Abril.

Palavras, muitas palavras, seu primeiro livro, saiu em 1976. Seu estilo direto, gracioso e coloquial, altamente expressivo e muito libertador, ajudou — juntamente com o trabalho de outros autores — a mudar para sempre a cara da literatura escrita para crianças no Brasil. Agora, os pequenos leitores eram tratados com respeito e inteligência, sem lições de moral nem chatices de qualquer espécie, numa relação de igual para igual, e nunca de cima para baixo. Além disso, em plena ditadura militar, a obra de Ruth ousava respirar liberdade e encorajava o leitor a enxergar a realidade, sem abrir mão da fantasia.

Defensora dos direitos das crianças, sua versão em parceria com Otávio Roth para a Declaração Universal dos Direitos Humanos teve lançamento na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York, em 1988. Na cerimônia de entrega do Prêmio CLAUDIA, na noite de segunda-feira (22), crianças leram a declaração no palco.

Continua após a publicidade

Assista à íntegra da cerimônia do Prêmio CLAUDIA

Conheça as vencedoras do Prêmio CLAUDIA 2018

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.