Representatividade! Bogotá elege mulher lésbica como prefeita
A ex-senadora Claudia López conseguiu ganhar votação acirrada na capital da Colômbia e fez história na América Latina.
Aqui, no MdeMulher, nós sempre reiteramos a importância da representatividade em todos os setores da sociedade, ainda mais quando vemos mulheres conquistando locais e cargos de poder (geralmente predominados por homens) que são de seu direito. Dito isso, Claudia López, a ex-senadora que fez história após vencer a eleição para a prefeitura de Bogotá, é um ótimo exemplo de avanços pela igualdade – e nós queremos ver mais notícias como essa.
Atuando já há um tempo na política colombiana, Claudia é a primeira mulher assumidamente lésbica a assumir a pasta na capital do país. Em uma disputa acirrada, a candidata registrou cerca de 35% dos votos contra o seu oponente, o conservador Carlos Fernando Galán Pachon, que obteve 32,48%. Não há segundo turno.
¡GRACIAS BOGOTÁ!
¡Gracias a las niñas, los jóvenes, las mujeres y las familias hechas a pulso como la mía!
¡Demostramos que cuando escogemos lo que nos une no sólo ganamos sino que cambiamos la historia!
¡Por 1ra. vez en la historia, Ganamos la Alcaldía Mayor de Bogotá!🌻💜 pic.twitter.com/JPtwS0RUos
— Claudia López Hernández (@ClaudiaLopez) October 27, 2019
Em suas redes sociais, Claudia comemorou a vitória ao lado de seus apoiadores e de sua companheira, em quem deu um beijo. “Demonstramos que quando escolhemos o que nos une não só ganhamos como mudamos a história”, escreveu em uma publicação no Twitter.
A futura prefeita de Bogotá assume o cargo dia 1º de janeiro. Viva!
Gracias a todas y todos los maestros, mentores, jefes, colegas, compañeros, amigos y ciudadanos que me enseñaron, quisieron y apoyaron para llegar a éste día en la vida.
Gracias a mi ciudad y su extraordinaria ciudadanía por confiar y darme esta oportunidad.
Vamos a honrarla! pic.twitter.com/Ain6n2jtva
— Claudia López Hernández (@ClaudiaLopez) October 28, 2019
e teve beijo gay, ou melhor, beijo lésbico na vitória de claudia lópez para prefeita de bogotá. é a primeira mulher a administrar a capital da colômbia e a primeira assumidamente homossexual.
grande dia pic.twitter.com/blyQYP05aL— cynara menezes (@cynaramenezes) October 28, 2019