Quase metade das mulheres já sofreu com depressão pós-sexo. Entenda o que é
Mais de 5% das 230 entrevistadas também disseram ter experimentado sintomas os sintomas nas últimas quatro semanas
Depressão pós-sexo: já imaginou? Segundo um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, quase metade das mulheres não só imaginou, como realmente se sentiu assim. E ainda: mais de 5% das 230 entrevistadas também afirmaram ter experimentado a sensação algumas vezes no último mês. As pesquisas anteriores sobre o tema apontavam que, pelo menos, 10% das mulheres sofriam com crises de choro, ansiedade, agitação e até melancolia após o momento a dois.
O sentimento nada tem a ver com o nível de intimidade e envolvimento amoroso com o parceiro. Outro estudo australiano, publicado no International Journal of Sexual Health em 2011, constatou que um terço das entrevistadas relatou se sentir deprimida mesmo após uma transa satisfatória.
Para os cientistas do Queensland Institute of Technology, as mudanças hormonais que acontecem após o orgasmo podem ser responsáveis pelo problema. “Os resultados da nossa pesquisa original na área foram agora comprovados por um estudo internacional sobre as emoções negativas após o sexo, que parecerem ter funções evolutivas”, comentou o pesquisador Robert Schweitzer, da escola de psicologia do Queensland Institute of Technology.