Mãe cria espaço de festas especializado em receber crianças autistas
Localizado em Nova York, o Pixie Dust oferece atividades sensoriais voltadas para crianças especiais

A nova iorquina Raquel Noriega sonhava em fazer uma festa de dois anos para a filha Ava, mas enfrentava o desafio de encontrar um espaço que atendesse às necessidades da menina, que está no espectro autista. Assim como outros pais de crianças especiais, Raquel percebeu que a maioria dos espaços para festas infantis realizavam mais de um evento ao mesmo tempo e uniam muitas luzes a músicas altas.
Ela então decidiu usar suas economias para comprar o Pixie Dust, um espaço charmoso em Nova York, e transformá-lo em um salão especialmente adaptado para comemorações com crianças autistas.
O grande diferencial do salão é a equipe de monitores que recebem um treinamento para compreender as necessidades das crianças no espectro autista e oferecer brincadeiras sensoriais que estimulam os pequenos. Todo o projeto é coordenado por um terapeuta e professor especializado em educação especial.
“Nossas festas são customizadas de acordo com as necessidades e gostos de cada criança. Todos os detalhes são conversados com os pais durante o planejamento para evitar problemas”, contou a proprietária ao ABC News.
O cardápio de cada festa também é customizado pelos pais levando em conta as necessidades alimentares do aniversariante e seus convidados. “A maioria dos buffets infantis oferecem pizza, por exemplo. Como muitas crianças dentro do espectro autista têm restrições com a textura, os menus também são customizados”, disse ela.
Segundo a organização de defesa do autismo Autism Speaks, crianças com autismo muitas vezes apresentam dificuldade de “processamento da informação sensorial.” Para muitos no espectro, a música alta parece ensurdecedora e as luzes fluorescentes de brinquedos eletrônicos podem ser extremamente incômodas.
O espaço pode receber até 20 crianças e ajusta a iluminação, a música e as atividades de acordo com o perfil dos convidados e aniversariante.
Entre as atividades sensoriais estão jogos com instrumentos musicais, rodas onde canções são sussurradas e potes com arroz colorido perfumado.