Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Está tudo bem passar o Natal com os amigos e não com a família

Discussão sobre a comemoração do feriado sempre acaba passando pelas relações familiares

Por Pedro Morani
Atualizado em 23 dez 2024, 17h47 - Publicado em 22 dez 2024, 05h00
Está tudo bem passar o Natal com os amigos e não com a família
Está tudo bem passar o Natal com os amigos e não com a família  (Pinterest/Reprodução)
Continua após publicidade

Durante esta época do ano, os grupos familiares ficam agitadíssimos com as discussões sobre o que cada um vai levar na ceia e onde será a noite de Natal. Porém, nem sempre desejamos passar a ocasião com os familiares. Às vezes, optamos por celebrar a data com os nossos amigos (que não deixam de ser a família que escolhemos).

Passar o Natal sem a família, no entanto, pode ser visto como uma quebra da tradição familiar. “É importante frisar que o Natal é uma festa cristã, que culturalmente está associada ao valor da família e da união”, explica a psicóloga e psicanalista Ines da Veiga Mardine.

Agora, claro: em muitos casos, o encontro é impossibilitado por inúmeros motivos, como compromissos profissionais ou acadêmicos, a distância entre os parentes ou até mesmo desentendimentos. E está tudo bem.

Estabelecer limites e comunicar
É importante estabelecer seus limites e comunicar para os outros (Pinterest/Reprodução)

Escolha a sua família e determine seus limites

Ter um grupo de amigos que você considere como sua família mostra um nível de intimidade, carinho e respeito que, em muitos casos, não é refletido por aqueles considerados de “sangue”.

Continua após a publicidade

As amizades sempre são por escolha e muitas vezes temos mais afinidades e sintonia com amigos do que com familiares”, declara a psicóloga.

Aproveite a data para estabelecer limites nas suas relações, principalmente quando existem imposições, sejam elas quais forem. É importante nutrir essas demarcações e deixá-las claras para quem estiver a sua volta.

“Um exemplo: é muito comum o casal precisar dividir o tempo para passar o Natal com as suas famílias. Sendo assim, é preciso definir programações que atendam aos desejos dos dois de estarem com as suas famílias ou amigos”.

Continua após a publicidade

O Natal é um feriado e não existe uma regra para comemorar. Aliás, se preferir, não comemore, é uma escolha individual. “O importante é que as pessoas respeitem os seus limites e os dos demais”, conclui a especialista.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.