Essa corrida com cadeiras de escritório é a modalidade que falta nas Olimpíadas
Acredite se puder, a competição foi criada em 2010 e virou febre no Japão! Fica a dica para Tóquio 2020, né?
Preocupado com a expansão dos grandes shoppings e supermercados em Kioto, no Japão, o lojista Tsuyoshi Tahara resolveu lançar uma ação bem inusitado para que as pessoas voltassem a frenquentar a antiga zona comercial da cidade: uma corrida com cadeiras de escritório. E não é que a ideia deu megacerto?
Funciona assim: durante duas horas os corredores competem para ver quem completa mais voltas numa pista de 180 metros. Os participantes competem em times de três e podem levar suas próprias cadeiras, desde que elas não sejam “tunadas” (há todo um processo de verificação antes da prova). O prêmio? Noventa quilos de arroz. Mais japonês impossível!
Tudo começou em 2010 e, desde então, o ISU – 1 Grand Prix (“isu” significa cadeira em japonês) é um fenômeno que cresce a cada ano. Atualmente, outras 12 cidades no Japão e uma em Taiwan também realizam esse tipo de corrida. No ano passado, Tahara até criou uma associação nacional de corridas com cadeira de escritório! O foco dele é incentivar cada vez mais pequenos lojistas a apostarem nessa estratégia.
A primeira edição do ISU – 1 GP contou com 37 times e hoje eles já somam cerca de 60 por edição. Mas não pense que os caras estão para brincadeira. Muitas cadeiras quebram no percurso e todos os corredores usam equipamento de segurança, como capacete, luvas e joelheiras. Fora isso, o uniforme é livre. Tem desde gente que investe naqueles trajes de ciclismo, até um pessoal que compete ao melhor estilo executivo, de camisa, calça social e gravata.
Vale lembrar que, em 2020, as Olimpíadas serão em Tóquio, no Japão, e que novos esportes são acrescentados ao “catálogo” dos Jogos a cada edição. Imagina o quão maravilhoso seria ver o mundo inteiro competindo numa grande corrida com cadeiras de escritório. Já estamos lançando a campanha!