Bumbum inconfundível: chimpanzés sabem quem é quem pelo traseiro
Um estudo holandês descobriu que o cérebro destes primatas enxerga bumbuns da forma como nós, humanos, enxergamos rostos.
Em estudo publicado no periódico PLoS One, pesquisadores holandeses descobriram algo curioso: em vez de reconhecerem uns aos outros pela cara, como fazem os humanos, os chimpanzés sabem quem é quem pelos bumbuns!
Para chegar a essa conclusão, os cientistas recrutaram humanos e chimpanzés – e pediram que eles observassem fotos de várias partes do corpo.
A partir da noção de que os seres humanos desenvolvem partes específicas do cérebro para reconhecer os rostos uns dos outros, foi possível observar que, para estes animais, o mesmo acontece em relação aos bumbuns.
Para se sentirem mais seguros quanto à afirmação, no entanto, estes pesquisadores partiram da dificuldade que os humanos têm de distinguir rostos quando eles estão de ponta cabeça – o chamado “efeito da inversão“.
No experimento holandês com chimpanzés e homens, eles analisaram a dificuldade que os animais tinham de distinguir diferentes partes do corpo quando elas estavam invertidas. O resultado só veio dar mais força à teoria: já que, para estes primatas, é mais difícil reconhecer “traseiros” quando eles estão ao contrário, é realmente dessa forma que eles conseguem entender quem é quem.
Imagina só?