Artista cria bonecas com vitiligo para ajudar a autoestima de meninas
"Mulheres me enviaram mensagens dizendo que estavam literalmente em lágrimas porque nunca tinham visto nada parecido", conta Kay Black
Há muitas maneiras de ajudar meninas no processo de amor e de autoaceitação com a fisionomia. Para a norte-americana Kay Black, uma delas é representar os diferentes tipos de corpos em suas bonecas. Entre os diversos modelos que a artista produz, estão bonecas com vitiligo.
Vitiligo é uma doença autoimune em que o organismo destrói células que dão pigmentação para a pele. Consequentemente, o tecido torna-se manchado – o que afeta, em muitos casos, a autoestima de que carrega a doença.
A proposta de Kay foi muito bem recebida. Em outubro de 2017, oito meses após ter customizado cerca de 100 bonecas diferentes e de ter divulgado seu trabalho no Instagram, a artista passou a reunir mais de 4 mil seguidores na rede social. Atualmente, o número é de 22, 8 mil.
“É inacreditável. Tive mulheres que enviaram mensagens dizendo que estavam literalmente em lágrimas porque nunca tinham visto nada parecido com minhas bonecas”, contou a Cosmopolitan dos EUA. “As possibilidades [permitidas] com essas bonecas são infinitas, porque há muita diversidade no mundo”, destacou a artista, que além de trabalhar com versões do brinquedo de porcelana com vitiligo também produz modelos de pele negra.