6 dicas para presentear no fim do ano sem se endividar
Não é preciso abrir mão dos presentes de Natal para garantir que o orçamento permaneça intacto
A extensa lista de familiares e amigos pode se tornar um problema na hora de comprar os presentes de fim de ano. Em tempos de crise, endividar-se para comprar mimos para as pessoas queridas acaba se transformando em um dilema para muitas famílias.
Com um pouco de criatividade e disposição, é possível reduzir os gastos de fim de ano sem abrir mão de homenagear as pessoas queridas.
1. Defina um orçamento para presentes
Faça uma lista com todos os possíveis gastos de fim de ano, incluindo a ceia e a decoração da casa. A partir daí, defina quanto poderá gastar com os presentes e quem precisa – ou não – receber uma lembrança.
2. Agora, reduza o orçamento
Após colocar na ponta do lápis seus possíveis gastos, desafie-se a gastar menos do que você estimou. Na verdade, reduza seu orçamento em 25% ou até 50%. Há maneiras de reduzir os gastos e, ao mesmo tempo, dar presentes legais às pessoas que você ama.
3. Explore seus talentos
Coloque a mão na massa e faça presentes artesanais. Podem ser peças de tricô, potes com bolo ou cookies, acessórios… Use a criatividade e prepare algo que demonstre o quanto você se importa com o presenteado.
4. Organize um presente em grupo
Presentes para os pais e avós podem ser dados em grupos. Una-se aos seus irmãos e dividam os gastos. Além de reduzir os custos, a prática permite dar presentes melhores aos familiares, já que cada um contribuirá com uma parte e o montante será maior.
5. Organize amigos secretos
Se você tem uma família grande, converse com eles sobre organizar um amigo secreto em vez de ter de comprar presentes para todos os familiares.
6. Dê um jogo
Presenteie seus amigos com jogos que nunca saem de moda, como dominós, baralhos ou fichas de pôquer. É garantia de sucesso – e economia.