Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 ensinamentos poderosos que seu filho aprende praticando esporte

Enquanto se mexem e se divertem, as crianças recebem lições que vão ser úteis para o resto da vida

Por Estúdio ABC
Atualizado em 11 abr 2024, 17h33 - Publicado em 3 dez 2015, 13h05
iStockphoto (/)
Continua após publicidade

A prática esportiva faz bem à saúde, ajuda a manter a forma, conserva o coração jovem, combate sintomas de estresse… Não são poucos os benefícios da educação física para adultos e crianças – seja a modalidade que for, não importa a fase do desenvolvimento. E tem muito mais. Sabe o famoso “espírito esportivo”? Crianças apresentadas desde cedo aos valores que embasam o esporte, como o trabalho em equipe e o respeito às regras, aprendem lições fundamentais, que ajudam em todas as fases do desenvolvimento infantil e podem se tornar ainda mais preciosas na vida adulta. Confira cinco delas.

1. Autonomia

A figura do professor de educação física – ou do treinador, no caso das crianças maiores – é uma autoridade importante na rotina dos pequenos atletas. Trata-se de uma relação que envolve respeito e disciplina, sem a aura de proteção vivida dentro de casa. “O professor não mima, cobra atitudes menos infantilizadas e, com isso, faz com que a criança aprenda a se virar sozinha e se sinta mais responsável por si mesma”, afirma a nutricionista esportiva Vivian Ragasso.

2. Persistência

A iniciação em qualquer esporte não colabora apenas para o desenvolvimento motor infantil. Ela envolve uma torrente de emoções. “Para uma criança pequena, que chega com uma bagagem de vida tão curta, tudo é novo – e a possibilidade de fracassar costuma ser grande”, diz Vivian. Ao ser acolhida pelo grupo, no entanto, ela verá que todos erram mais do que acertam e, portanto, as frustrações são comuns. “Com o tempo, ela acaba compreendendo que só a persistência leva à evolução.”

3. Resiliência

Conhece essa palavra? Segundo o dicionário, é a capacidade que algumas pessoas têm de se recobrar facilmente, ou de se adaptar à má sorte e às mudanças de rumo. E existe terreno mais propício para florescer a resiliência do que o esporte? Desde muito pequenos, os atletas aprendem que há resultados bons e ruins o tempo todo – e que um placar desfavorável nunca é motivo para desistir.

4. Cooperação

Mesmo a criança que pratica uma modalidade de esporte individual não demora a perceber o valor de assumir compromissos e dividir responsabilidades. “Ela se vê como parte de uma engrenagem, ainda que a outra parte seja apenas o treinador ou professor. E descobre que o sucesso depende do esforço conjunto”, afirma Vivian. Os reflexos no dia a dia, ela garante, são visíveis. “Depois que compreende a importância de seu papel, a criança se empenha em dar o seu melhor. Ela vai programar as tarefas e querer dormir e comer bem, porque seu rendimento depende desses fatores”.

Continua após a publicidade

5. Valorização das pequenas conquistas

Quando estão em pauta os benefícios da educação física, o placar final não é tudo – o desempenho de cada membro de um time, por exemplo, costuma ser avaliado individualmente. “Mesmo que perca o jogo, a criança se habitua a ficar feliz com os avanços no dia a dia”, afirma Vivian. Mas cabe aos adultos que a rodeiam, ela emenda, dar uma forcinha aos pequenos. “É importante para o desenvolvimento da criança que treinador e família valorizem cada conquista com a mesma intensidade.”

*Clique aqui e leia todo o conteúdo do especial O Esporte Ensina 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.