3 dicas de ouro para organizar a festa do seu filho sem gastar muito
O aniversário das crianças está chegando? Veja como caprichar na produção sem gastar uma fortuna
Há quem não goste de comemorar o próprio aniversário, mas que mãe deixa passar em branco o do filho? Nem que seja um bolinho, desses caseiros, com velas, algumas bexigas, os amiguinhos mais chegados e a família, algo é organizado.
Para a designer Raquil Conrado Lange, da “Parangolé Festas”, em São Paulo, as comemorações de 1 a 3 anos costumam ser as mais elaboradas, com bufê e atrações. “À medida que os filhos vão crescendo, começam a opinar sobre o tema da festa e a participar mais. As celebrações passam a contar com mais crianças e menos adultos”, diz ela.
LEIA MAIS: Decoração para festa de aniversário infantil.
Um movimento que avança aqui no Brasil é o DIY (do inglês do it yourself, ou faça você mesmo), em que os pais (e as crianças) usam referências do Pinterest, Instagram ou blogs especializados para se inspirar. “Todo mundo é capaz de montar uma festa bonita com poucos recursos”, garante Raquil. Veja algumas dicas de como chegar lá:
1. Quantidade de Comes & Bebes
Não existe um cálculo infalível, mas há uma estimativa possível, como sugere a paulistana Satiko Mattos, doceira do “Ateliê Tea Cake”, em São Paulo:
• Para adultos, calcule o dobro das quantidades.
• No verão, o volume de bebida deve ser maior.
• O horário do evento e sua duração influenciam o consumo. Por exemplo, perto do almoço, come-se mais.
• Sirva por criança: entre 3 e 4 salgados; 250 mililitros de bebidas não alcoólicas; 40 gramas de bolo e 2 docinhos.
FESTA INFANTIL: Festa infantil: ideias de lembrancinhas para agradar às crianças (e aos adultos!).
2. Mapa da Festa
Decidir o local é meio caminho para suas providências. No caso, se a celebração for:
• NA ESCOLA: Cheque o que é permitido levar de decoração e comida. Há empresas que disponibilizam kit com lanche personalizado.
• NO BUFÊ: Os mais concorridos precisam ser reservados com antecedência. Em geral, contam com fornecedores próprios.
• NA PRAÇA: Ao ar livre, tenha um plano B para o caso de chuva. Verifique a infraestrutura de banheiros e estacionamento. Os petiscos devem ser fáceis de comer com a mão. Providencie repelente, protetor solar e lenços umedecidos.
• NO SALÃO: Alguns condomínios cobram taxa de utilização e têm regras específicas quanto a ruídos, decoração e limpeza. Verifique, ainda, os equipamentos disponíveis, como freezer e forno.
• EM CASA: A liberdade é maior, mas é necessário bastante organização. Avalie se precisará alugar louças e móveis ou contratar garçons.
LEIA MAIS: Festa infantil: ideias de decoração para fazer o aniversário do seu filho em casa.
3. Lembrancinhas
Camila Krohling Colnago, da empresa “Maria Lembrancinha”, em São Paulo, indica três opções originais para os convidados levarem de recordação:
VASINHO COM PLANTAS: Valem temperos (como manjericão e hortelã), flores e suculentas. Para caprichar, cubra o vaso com tecido, papel ou juta e amarre uma etiqueta.
MATERIAL ESCOLAR: Lápis de cor e outros itens, como blocos, cadernos e marcadores de página, são úteis e agradam a todas as crianças.
COROA DE PAPEL: Use rolinhos de papel – toalha ou higiênico. Corte uma das pontas em zigue-zague. Na outra, faça dois furos e prenda um elástico. Dê para as crianças enfeitá-las.
LEIA MAIS: 17 ideias de lembrancinhas de festa infantil para fazer em casa.