Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Bela Gil: “A sociedade não funciona sem a economia do cuidado”

Casa Clã reuniu Paola Carvalho e Bela Gil para discutirem sobre o trabalho sem remuneração exercido por mulheres

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 15 mar 2024, 16h25 - Publicado em 12 mar 2024, 09h11
Bela Gil fala sobre economia do cuidado na Casa Clã 2024
Bela Gil fala sobre a importância de repensar a dinâmica da economia do cuidado (@may_azzi_/@marcellacamillo__/Instagram)
Continua após publicidade

O trabalho sem remuneração exercido por mulheres corresponde entre 10% e 39% do PIB de qualquer país, segundo a ONU Mulheres. Cuidar de crianças, idosos e doentes é uma atividade que promove uma sociedade produtiva, embora quem faça isso geralmente não receba nada pela função. Falar sobre a economia do cuidado, então, é uma urgência, e quem trouxe o tema para debate foi a Casa Clã 2024.

A palestra no maior evento feminino da Editora Abril foi mediada por Paola Carvalho, colunista de finanças de CLAUDIA, e contou com a presença de Bela Gil, chef de cozinha, ativista alimentar e escritora sobre o tema.

Trabalho invisível de mulheres 

A economia do cuidado é o conjunto de atividades e serviços que visem o bem-estar físico ou psicológico de terceiros, além da criação e educação de crianças e jovens.

Cozinhar, lavar, passar e realizar tantas outras tarefas fica a cargo, principalmente, das mulheres, que fazem mais de 75% do trabalho não remunerado, segundo a organização global contra as desigualdades Oxfam (Comitê de Oxford para o Alívio da Fome).

“A economia do cuidado é uma economia paralela e fundamental para a vida. A sociedade não funciona sem alguém lavando a louça, educando a criança e cuidando do idoso”, disse Bela Gil. 

Continua após a publicidade

Parte delas precisa abandonar suas funções para trabalhar em casa ‒ 30% das mulheres deixam o trabalho para cuidar dos filhos, enquanto os homens somam 7%, segundo pesquisa realizada pela Catho em 2019. 

Quando isso acontece, abdicam de sua liberdade financeira, muitas vezes passando a depender de seus maridos. O problema é que, com a dependência, quando alguma situação de violência acontece, elas podem deixar de denunciar seus agressores por não terem renda suficiente para se sustentar depois ‒  de cada quatro mulheres agredidas, uma não denuncia por esta razão, segundo o Jornal Nacional.

Outro lado da moeda é que a dupla jornada afeta psicologicamente e fisicamente esse grupo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres estão mais expostas a riscos de saúde mental pela sobrecarga física e mental decorrente dessa dinâmica.

Continua após a publicidade

“Precisamos reconhecer, reduzir e redistribuir a economia do cuidado. O Estado precisa fornecer creche e lares para idosos, os homens devem fazer tarefas domésticas também e as mulheres que continuarem a exercer esse tipo de função precisam ser pagas”, acrescentou Bela Gil.

Paola Carvalho e Bela Gil falam sobre economia do cuidado
Bela Gil e Paola Caravlho discutem sobre economia do cuidado na Casa Clã 2024 (@may_azzi_/@marcellacamillo__/Instagram)

Sobre a Casa Clã 2024

Casa Clã é um evento da Editora Abril que reúne mulheres influentes, como Claudia Raia, Bela Gil, Nanda Costa e Helena Rizzo, em shows, palestras e atividades para falar sobre as vivências femininas. A programação e curadoria é realizada por CLAUDIA e Boa Forma.

Continua após a publicidade

Casa Clã 2024 é um evento com curadoria de @claudiaonline e @boaforma, que tem o oferecimento de @astrazenecabr @merzaesthetics_br @rededor_oficial_star @apsenfarmaceutica @aguasprata @labasqueoficial @donadodoce @ecoflamegarden @studiow.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.