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Vamos falar sobre a saúde íntima?

Gino-Canesten® lança produto voltado ao tratamento da vaginose e promove iniciativas para derrubar tabus e ampliar a conversa sobre o tema

Por Abril Branded Content
16 nov 2022, 17h00
Istock
 (Istock/Divulgação)
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Você sabe o que é vaginose? Conhece alguém que já teve o problema? Provavelmente sim, já que essa é a infecção vaginal mais comum entre os 15 e 44 anos. Segundo a ginecologista e obstetra Ornella Minelli, a condição é causada pelo desequilíbrio no pH e na flora vaginal, e entre os sintomas principais estão as mudanças no odor e na cor do corrimento.

E, apesar de muita gente confundir a vaginose com a candidíase, as infecções apresentam sinais e contam com tratamentos totalmente diferentes. “A candidíase é uma infecção vaginal causada por um fungo chamado Candida albicans e tem como principais sintomas a coceira vaginal e um corrimento esbranquiçado e grumoso, porém geralmente não apresenta cheiro forte. Já a vaginose é causada pela proliferação de bactérias já existentes na vagina, principalmente a Gardnerella vaginalis, e apresenta sintomas como corrimento acinzentado e um forte odor, que se assemelha ao de peixe podre, além de incômodo na região. Em alguns casos, a vaginose pode, inclusive, levar ao sangramento após a relação sexual”, alerta a médica.

A boa notícia, no entanto, é que a Bayer acaba de lançar o novo Gino-Canesten® Balance, o primeiro produto para a saúde focado no tratamento dos sintomas da vaginose vendido sem prescrição médica. Com glicogênio e ácido lático em sua fórmula, ele é capaz de reequilibrar o pH e a flora vaginal e eliminar os sintomas da infecção, como o cheiro desagradável, logo nos primeiros dias de uso. Prático e higiênico, o tratamento vem com aplicadores já preenchidos com a dose certa para ser utilizado uma vez por dia, de preferência à noite.

A médica salienta, no entanto, que é importante seguir o tratamento corretamente, conforme as indicações da embalagem. “Vejo pacientes que começam a tratar e, após alguns dias, quando melhoram, interrompem o tratamento, e o quadro regride. Ele deve ser feito adequadamente a fim de se evitar recorrências da infecção ou questões mais graves, como problemas na vida reprodutiva”, enfatiza Ornella.

Falar, entender e cuidar

Para entender a relação das pessoas com a própria saúde íntima e mapear o quanto elas conhecem o assunto, Gino-Canesten®, marca da Bayer Consumer Health, encomendou uma pesquisa inédita com 2 000 brasileiras entre 16 e 60 anos das classes A, B e C. Realizado recentemente pelo Ipec, o estudo revelou que 49% das participantes nunca ouviram falar de vaginose, apesar de 13% delas já terem sofrido com a infecção em algum momento da vida.

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Para Cristina Hegg, diretora de marketing da Bayer Consumer Health no Brasil, Gino-Canesten® Balance reforça também o pilar de autocuidado, pois, por meio dele, é possível desenvolver conhecimento a respeito do próprio corpo, o que auxilia a prevenir e identificar possíveis infecções, por exemplo. “Sabemos dos tabus que envolvem essa categoria e, ao desenvolvermos o primeiro produto para saúde com foco no tratamento dos sintomas da vaginose sem necessidade de prescrição médica, facilitamos o seu acesso, o que contribui com essas questões. Consideramos nossa responsabilidade ser um agente de mudança positiva em busca de uma saúde íntima livre de tabus, e é esse nosso propósito como marca.”

O levantamento indicou, ainda, que, além dos incômodos físicos, a vaginose também tem reflexos emocionais: 68% das entrevistadas afirmaram que a condição impacta muito sua autoconfiança, autoestima e a forma como se enxergam. Outro dado relevante apontado pelo estudo é que para 45% das participantes a conversa sobre o assunto gera desconforto, enquanto 30% delas ficam envergonhadas ao comprar produtos específicos para a saúde íntima.

Falar sobre o tema pode até gerar constrangimento, mas mesmo assim elas querem estar por dentro do assunto. Ainda que 85% das entrevistadas se considerem bem-informadas sobre sua saúde íntima, 95% afirmaram querer saber mais sobre o tema. Ou seja, a disseminação de informações sobre a saúde íntima é essencial, até para que consigam identificar quando algo não está normal e buscar tratamento adequado.

Mais conversa, menos tabu

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Gino-Canesten® tem uma longa história com as consumidoras e há anos desenvolve ações para educar e quebrar tabus sobre saúde íntima e autocuidado. A marca quer evoluir ainda mais nessa conversa, mas criar campanhas para o setor não é nada simples. Isso porque a área da saúde conta com regulamentações rígidas, como a Truth in Healthcare Marketing Act, que proíbe a veiculação de qualquer conteúdo que não seja apoiado por evidências científicas, o que dificulta ainda mais o desenvolvimento de uma ideia inovadora, criativa e bem-sucedida.

No entanto, para Patrícia Corsi, global chief marketing and digital officer da divisão de Consumer Health da Bayer, apesar do cenário desafiador, o setor apresenta um enorme potencial na comunicação, principalmente a partir da Covid-19, que transformou o modo como as pessoas enxergam a saúde e o autocuidado.

Para acelerar essa transformação, a Bayer lidera iniciativas de educação e de conscientização que ajudam a incorporar uma criatividade realmente significativa à área de saúde. Entre as ações está a criação, em outubro de 2020, do primeiro Conselho Global de Criatividade do setor, que busca aproveitar a criatividade coletiva dos especialistas em marketing para contribuir com a criação de campanhas mais efetivas, que ajudem a educar os consumidores para cuidarem de sua saúde de forma proativa.

O resultado? Campanhas reconhecidas em diferentes premiações do setor. Em 2020, a campanha #PPKSEMTABU, da marca Gino-Canesten®, foi uma das vencedoras do prêmio Effie Awards, estabelecendo-se como uma propaganda inovadora. Já neste ano, a campanha Minibolso, da marca Aspirina®, criada pela AlmapBBDO, foi ganhadora do Leão de Bronze no Festival Cannes Lions.

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Mas as ações disruptivas da Bayer não param por aqui. Por considerarem um tabu, muitas jovens sentem vergonha de falar sobre a saúde íntima feminina com os pais ou na escola, ficando com muitas dúvidas sobre o assunto, e a falta de informação aumenta o risco de desenvolverem doenças, como a candidíase.

Para mudar essa realidade e ampliar a conversa sobre o tema, em 2021, Patrícia liderou o Intensivão da PPK, iniciativa que faz parte de um projeto global de Gino-Canesten® chamado Vagina Academy, uma “escola virtual” na plataforma TikTok (@intensivaodappk) criada para levar informação e empoderar jovens mulheres para o diálogo sobre cuidados íntimos de uma maneira mais leve e aberta.

“É preciso optar por uma linguagem mais clara, precisa e pessoal, o que também gera maior engajamento e impacto. Nós precisamos passar as informações em termos que sejam de fácil compreensão para alguém que não tenha um Ph.D. em química, por exemplo. Digo isso pois a falta de criatividade e de uma linguagem clara impacta diretamente a prática do autocuidado dos indivíduos, que é tão importante para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, em sistemas de saúde mais sustentáveis”, ressalta Patrícia.

E os resultados do Intensivão da PPK foram bem expressivos. Com mais 27 milhões de impressões e 6 milhões de visitas ao perfil do TikTok, a campanha foi reconhecida, inclusive, pelo projeto Aliança sem Estereótipos (Unstereotype Alliance), uma iniciativa da ONU Mulheres que reúne globalmente empresas com o objetivo de eliminar preconceitos e estereótipos prejudiciais de gênero de sua publicidade.

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O sucesso foi tão grande aqui, no Brasil, que agora a campanha será replicada em outros países para quebrar tabus e levar informações a jovens de outras tantas localidades. 

 

Gino-Canesten® Balance é um produto para a saúde | SAC 0800 723 1010 │sac@bayer.com

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