Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Saiba quais as principais lesões causadas por exercícios físicos

Malhar feito louca para ficar sarada no verão pode causar danos ao seu corpo e ainda acabar com a sua alegria

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 11h45 - Publicado em 6 fev 2011, 21h00
Danilo Rodrigues (/)
Continua após publicidade

Quem faz exercícios sem descanso corre o risco de ganhar lesões
Foto: Getty Images

Elas são chamadas de atletas de verão: ignoram a academia durante o ano todo e, na última hora, “puxam ferro” como desesperadas só para exibir um corpinho bonito. Porém quem faz exercícios sem descanso – ou em grande intensidade – corre o risco de ganhar lesões ou problemas bem mais sérios. “Mais de 50% dos atendimentos em consultório são consequência de atividades físicas malfeitas ou em excesso”, avisa Moisés Cohen, professor de ortopedia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para garantir a boa saúde, listamos aqui os perrengues mais comuns causados pela malhação exagerada.

Contratura muscular

É quando o músculo fica mais curto e enrijecido, o que causa dor e restrição dos movimentos. Os músculos na parte superior das costas são os mais afetados – dá aquele torcicolo, sabe? Para prevenir: alongamento antes e depois da malhação.

Continua após a publicidade

Tendinite

Geralmente a culpada é a dupla “movimentos repetitivos incorretos e excesso de pesinhos”, muito comum nos treinos de musculação. A tendinite é uma inflamação que ocorre com maior frequência nos tendões dos ombros, cotovelos, pulsos ou joelhos.

Distensão muscular

É quando as fibras musculares se rompem por não aguentar muito peso ou devido a um alongamento exagerado. Por isso, é importantíssimo seguir sempre a carga recomendada pelo professor, ou pelo personal trainer, e não exagerar na intensidade dos movimentos.

Problemas de coluna

Má postura e excesso de peso juntos viram uma combinação explosiva que pode ocasionar ou agravar problemas como hérnia de disco – deslocamento do anel fibroso que envolve as vértebras da coluna – ou desvios como lordose e escoliose.

Continua após a publicidade

Lesões na rótula

O problema mais comum nessa área se chama “joelho de corredor”: pessoas que pisam errado (têm pé chato, por exemplo) ficam com a postura desalinhada, o que pode fazer com que os ossos da perna se choquem provocando desgaste da rótula. Se começar a ter uma dorzinha, procure um médico bem rapidinho. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

inf-tela-bloqueio.rodapeTelaBloqueio