Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Saiba que princípios ativos procurar em seus produtos para pele oleosa

Estes ingredientes potencializam os bons efeitos de sabonetes, tônicos, cremes, géis e séruns desenvolvidos para controlar a oleosidade da pele.

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 16 jan 2020, 10h35 - Publicado em 10 ago 2018, 22h16
Young woman choosing cosmetic cream in beauty shop. (DmitriMaruta/ThinkStock)
Continua após publicidade

A pele oleosa tem características bem próprias: brilho excessivo, poros dilatados, uma tendência ao surgimento de espinhas e cravos e ao desenvolvimento de acne. Tudo causado pela produção excessiva das glândulas sebáceas.

Os motivos que levam a essa produção exagerada e indesejada, como explica a dermatologista Caroline Omram Ahmed, da clínica Quovita, podem ser “associados à genética ou secundários, como alterações hormonais, alimentação inadequada, dieta rica em carboidratos e gorduras, estresse e uso de cosméticos.” O clima quente e úmido do Brasil colabora com essa equação, o que torna a pele oleosa a mais comum em nosso país.

O melhor caminho para combater isso tudo e ter uma pele saudável e mais bonita é partir para os cuidados diários e, se necessário, um tratamento dermatológico.

O objetivo é controlar a oleosidade, o que levará ao fechamento dos poros, ao sumiço gradativo das espinhas e dos cravos e a uma aparência mais suave, menos “espessa”. A acne precisa de um tratamento mais específico que sempre deve ser acompanhado por uma dermatologista.

Também ajuda muito escolher produtos que tenham princípios ativos poderosos para potencializar o combate à oleosidade da pele. Caroline e a dermatologista Paula Chicralla indicam quais são os ingredientes que você deve procurar nos rótulos ao comprar seus sabonetes, tônicos, cremes, séruns e géis específicos para pele oleosa.

Continua após a publicidade

Ácido salicílico

Induz a renovação celular, regula a oleosidade e é anti-inflamatório. Consegue penetrar bem nas camadas da pele e é indicado para a desobstrução dos poros.

Ácido glicólico

Também estimula a renovação celular e equilibra a oleosidade. Além disso, clareia manchas e, por chegar às fibras elásticas cutâneas, mantém ou recupera a firmeza da pele.

LHA (lipohidroxiácido)

Derivado dos ácidos salicílico, glicólico e lático, é um princípio ativo que impede a formação de cravos. É super suave e não causa irritação.

Continua após a publicidade

Zinco

Diminui a produção das glândulas sebáceas e, consequentemente, regula o brilho da pele.

Nicotinamida

Esta vitamina do complexo B é anti-inflamatória e causa um leve ressecamento que melhora a textura da pele, tirando aquele aspecto “engrossado” da pele oleosa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login