Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Claudia por apenas 7,99

Qual é a cor do xixi saudável? Entenda o que ele diz

Cor e cheiro da urina podem revelar problemas de saúde

Por Lorraine Moreira
10 abr 2023, 09h48 •
Mulher fazendo xixi no banheiro
Observar a cor do xixi é importante para descobrir problemas de saúde. (bymuratdeniz/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Acredite ou não, a urina tem muito a dizer sobre sua saúde! Claro, transparente ou escuro, o xixi pode assumir cores diferentes a depender do dia, como resultado do seu consumo de água, alimentos, remédios e outras substâncias. Às vezes, no entanto, a mudança acontece por conta de doenças, e observar o líquido serve para entender se há problemas. E é aí que nos perguntamos: afinal, qual a cor do xixi saudável, e o que ele entrega de pistas sobre meu corpo?

    O que compõe o seu xixi

    Xixi, antes de tudo, é o resultado da filtração do sangue pelos rins, sendo um subproduto do metabolismo composto por solutos e água. “Toxinas e outras substâncias são eliminadas do organismo por meio dele”, explica a médica ginecologista Karen De Pauw, que acrescenta: “a água é superimportante, pois ajuda a diluir os compostos e tornar a liberação mais fácil.”

    A urina ainda cumpre o papel de sinalizador da nossa saúde, já que aponta desidratação, infecções e até problemas de fígado.

    Privada tampada
    Liberação de toxinas do organismo é feita através da urina. (Jonas/Pexels)

    Cores do xixi

    A cor ideal do xixi é amarelo claro, não transparente, como muitos pensam, ou muito escuro, e o cheiro é leve. “É importante analisar diariamente a cor dele, para ver se saiu do padrão. Se ficar muito mais aguado ou escurecido, por exemplo, pode ser ruim, e as causas vão desde desidratação, infecção até um problema renal”, afirma a especialista. Para entender caso a caso, separamos as cores, com a ajuda da profissional:

    Continua após a publicidade
    • Xixi transparente: ingerir água em excesso pode ser o responsável pela cor tão clara. O exagero é problemático porque pode sobrecarregar os rins e causar a perda de sais minerais, edema e sonolência.
    • Xixi amarelo-claro: é a cor ideal.
    • Xixi amarelo-escuro: sinal de que a urina está concentrada e o consumo de água precisa aumentar.
    • Xixi cor de mel: possibilidade de desidratação.
    • Xixi laranja: indício de pigmentos de alimentos ou falta de água. Se persistir, há chances de ter problemas no fígado ou na vesícula, por isso consulte um médico.
    • Xixi vermelho: quando é persistente, pode indicar presença de sangue, como resultado de problemas no fígado, rim, próstata, infecção ou até mesmo tumor. Pedras nos rins, inclusive, podem machucar o canal e, por isso, o sangue surge.
    • Xixi marrom: sinal de desidratação severa ou problemas no fígado;
    • Xixi azul ou verde: além da presença de pigmentos da comida, pode aparecer por conta de alguma medicação ou infecção bacteriana.
    Mulher com infecção urinária
    Sangue avermelhado pode ser sinal de infecção urinária. (Thinkstock/ThinkStock)

    Espuma no xixi

    “A espuma na urina normalmente aparece pela presença de proteína no xixi, o que é uma anormalidade. Ou alguma bactéria está produzindo ela como um método de excreção, ou a proteína está saindo do seu sangue pelo rim.” Como você deve imaginar, isso não é bom sinal, pode ser indício de um rim doente, de acordo com Karen.

    Continua após a publicidade

    Como ter um bom funcionamento dos rins?

    Ter rins saudáveis é um desejo compartilhado por todos. Para isso, segundo a especialista, é importante ingerir a quantidade de água adequada, que varia conforme o indivíduo e suas atividades, mas geralmente fica de 1,5 litros a 2 litros por dia. Quem pratica exercício físico ou está em dias muito quentes deve aumentar o consumo. Além disso, é necessário que a ingestão aconteça ao longo do dia, pois não adianta beber tudo de uma vez.

    Publicidade