Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Pesquisadores descobriram como cães farejam o diabetes

Uma substância presente na respiração humana dá a dica aos caninos

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 14h38 - Publicado em 28 jun 2016, 12h46
Image Source White/ Thinkstock
Image Source White/ Thinkstock (/)
Continua após publicidade

Cachorros são, frequentemente, empregados para dectetar níveis baixos de glicose no sangue de diabéticos e impedir ataques de hipoglicemia, quando o nível do açúcar cai a índices críticos. Isso porque os cachorros são capazes de detectar os menores odores, o que permite que trabalhem como “farejadores médicos”, rastreando diabetes e algumas formas de câncer. O que os cientistas só desvendaram agora é como os cães são capazes de alertar para algo impeceptível aos sentidos humanos. 

Pesquisadores do Wellcome Trust – MRC Instituto de Ciência Metabólica da Universidade de Cambridge descobriram o que os cães farejam: uma substância chamada isopreno, encontrada na respiração humana. Os cientistas recrutaram oito mulheres com diabetes tipo 1 e diminuíram o nível de glicose em seu sangue sob condições controladas. Eles observaram então a presença de certas moléculas no sangue. Analisando os dados, os pesquisadores perceberam que a presença de isopreno cresce consideravelmente durante a hipoglicemia, chegando a dobrar. 

O estudo constatou que, enquanto os humanos não notam o isopreno, os cachorros são bastante sensíveis à substância, podendo sinalizar facilmente quando a respiração de seu dono contém muito disso. Os pesquisadores pretendem agora usar o conhecimento para criar um sensor médico que funcione da mesma forma que o faro dos cachorros para detectar mudanças no nível de isopreno na respiração humana. A tecnologia seria capaz de substituir os testes de sangue, acreditam os pesquisadores. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login