Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Claudia por apenas 7,99

Dia do Nutricionista: conheça melhor esse profissional

O papel do nutricionista é fundamental na saúde, então ele merece um dia só dele. Nesse 31 de agosto, saiba mais sobre a profissão que vai além das dietas.

Por Daniella Grinbergas
31 ago 2018, 09h02 • Atualizado em 16 jan 2020, 09h45
Healthy food for heart. Fresh fish, fruits, vegetables, berries and nuts. Healthy food, diet and healthy heart concept. Top view (LanaSweet/ThinkstockPhotos)
Continua após publicidade
  • nutrição
    (LanaSweet/ThinkstockPhotos)

    Cada vez mais, as pessoas buscam caminhos para ficar em dia com a saúde, o que está diretamente ligado a uma boa alimentação. Por isso, os nutricionistas passaram a entrar na lista dos profissionais de saúde mais procurados quando o tema é qualidade de vida.

    Mas você sabia que o trabalho deles ultrapassa as portas dos consultórios? Conversamos com a nutricionista, professora e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas Denise Balchiunas Toffoli, que dá um panorama da área de atuação desses profissionais – tem nutri até na indústria!  “Mais do que o olhar estreito voltado para as dietas individualizadas, o nutricionista pode promover a saúde de toda população”, ela diz.

    Em consultórios

    Certamente é o serviço mais conhecido do nutricionista, que faz a avaliação e prepara um plano de melhora na dieta de cada paciente que o procura. E não pense que a elaboração do cardápio é apenas visando o emagrecimento! A parte mais importante é o estudo das necessidades nutricionais de cada um, pensando na melhora e na manutenção da saúde.

    Em casos clínicos

    Para pessoas debilitadas ou doentes, a dieta correta faz toda a diferença no tratamento. Por isso, o nutricionista tem espaço importante em hospitais, clínicas, spas, asilos e até na casa de pacientes. Ele elabora dietas específicas para cada um, focando em uma nutrição completa para cada caso, o que ajuda na recuperação.

    Na indústria alimentícia

    “A presença do nutricionista é necessária na cadeia de produção de alimentos, em pesquisas e desenvolvimento de produtos, em cozinhas experimentais, controle de qualidade, promoção de produtos, atendimento ao consumidor e assuntos regulatórios”, explica Denise.

    Continua após a publicidade

    No setor público

    Ele está envolvido em políticas públicas voltadas à saúde. O profissional é fundamental na promoção de campanhas de alimentação, pesquisas e em dar assistência e educação nutricional à população.

    Na alimentação coletiva

    Planeja, organiza e supervisiona os serviços de alimentação e nutrição em escolas, restaurantes e outras instituições, pensando em promover educação nutricional e manutenção da saúde.

    Na área esportiva

    Além da elaboração de cardápios para atletas, o nutricionista também tem lugar garantido em academias e consultórios especializados em atendimento a quem pratica exercícios físicos. Nesse segmento, ele ajuda a planejar dietas específicas casadas com a atividade física, pensando também na melhora do rendimento esportivo.

    Setor acadêmico

    Fundamental para a formação de novos profissionais dessa área, além da docência em disciplinas de nutrição de diversos cursos de saúde. Há ainda espaço para o nutricionista no campo de pesquisas.

    Continua após a publicidade

    Viu só como é ampla a atuação de um nutricionista? E que tal se inspirar, procurar um profissional e pensar em mudar a dieta para ter uma vida mais saudável? Vale a pena!

     

     

    Publicidade