Cigarro: apague esse vício!
Aproveite o Dia Mundial sem Tabaco e concretize seu projeto de largar o fumo!
Só no Brasil há cerca de 200 mil vítimas
fatais ao ano por culpa do tabaco
Foto: Divulgação
Indispensável no perfil de qualquer vilão de cinema, o cigarro rouba a cena ao fazer, somente no Brasil, cerca de 200 mil vítimas fatais por ano. No mundo, a situação é parecida: são mais de um bilhão de fumantes em todo o planeta. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.
Mas por que as pessoas fumam tanto? “Porque sentem segurança ao ter algo nas mãos. Além disso, a mídia sempre associou a imagem do fumante ao sucesso”, diz Célia Tosello, chefe da oncologia clínica do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
Porém, a aparente felicidade ao tragar custa caro. “O alto índice de nicotina e tabaco transforma as células normais do corpo em malignas”, explica a médica. Com o tempo, os fumantes podem se tornar vítimas de câncer no tubo digestivo, esôfago, intestino, estômago, boca, laringe, próstata e, em especial, no pulmão. Têm também mais problemas no coração, como infartos.
Alguns fumantes até tentam, mas não conseguem largar o vício: nove entre dez fumantes já quiseram abandonar o cigarro, mas não venceram a terrível sensação de abstinência. A fissura de fumar dura, no máximo, dois minutos. Quando bater aquela vontade absurda de acender um cigarro vale tentar algumas atitudes e métodos disponíveis no mercado.