Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A importância do fortalecimento muscular para a saúde

Força muscular vai além do “tanquinho definido” – seu fortalecimento é importante para a saúde e, principalmente, longevidade

Por Da Redação
26 set 2022, 08h57
fortalecimento muscular
Músculos são um importante fator na prevenção de doenças e na longevidade. (The Lazy Artist Gallery/Pexels)
Continua após publicidade

Corpos expostos, nas redes e fora delas, trouxeram diversas questões à tona. Uma dessas é a busca pela saúde, mas também por força e músculos bem torneados. O que antes era um desejo de um nicho específico de pessoas, hoje já faz parte da busca de muitas mulheres nas academias do Brasil. 

“A massa muscular vai muito além da estética, é também uma questão de saúde”, introduz o bioquímico, fisiologista e ortomolecular, Moacir Rosa, que explica também que músculos são um importante fator na prevenção de doenças e na longevidade. “A musculatura é fundamental para os movimentos e força. Pode parecer óbvio, mas é por isso mesmo que idosos, que sofrem uma perda progressiva de massa muscular com a idade, sofrem com quedas, perda de equilíbrio, fadiga e movimentos limitados”, diz. 

Além disso, é depois de uma certa idade que os músculos passam a ser relacionados com autonomia. “Eles interferem nas atividades básicas do dia a dia, como subir escadas, preparar refeições e ir ao banheiro. Fortalecimento de músculos, além de saúde, é dignidade”, reforça Moacir. 

Mas como fortalecer a musculatura?

Fortalecer a massa muscular não é tarefa fácil, e aumentar seu volume é ainda mais difícil. Para a missão, o médico explica que é preciso uma espécie de tripé: estímulo, alimentação e hormonal

“O estímulo é o exercício. Esse é o grande gatilho para o crescimento muscular. Ele precisa ser do tipo resistido, estimulando a hipertrofia. A alimentação, por sua vez, precisa ser rica em proteínas já que são fundamentais na construção muscular. Por fim, os hormônios, também importantes nesta tarefa. A Testosterona e o GH, por exemplo, são os mensageiros fisiológicos que dão a ordem para a hipertrofia. É possível estimular esses hormônios de forma natural através da alimentação correta, do próprio estímulo do exercício e de uma suplementação inteligente”, explica Moacir. 

Continua após a publicidade

Em relação aos suplementos, o médico afirma que é preciso uma avaliação para entender se eles são necessários ou não – daí importância de consultas médicas para cada caso ser avaliado individualmente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.