7 dicas para controlar a vontade de comer doces
Ingerir muito açúcar pode fazer mal para a sua saúde - além de trazer uns quilinhos indesejados. Saiba o que você deve fazer para ter uma alimentação mais saudável
1. Desenvolva novos hábitos alimentares
Mude a sua alimentação por completo. Substitua os carboidratos comuns por alimentos integrais, além de incluir frutas, verduras e legumes no seu dia a dia. “Troque os doces por biscoitos bolachas integrais, frutas com aveias; e adicione linhaça, granola, iogurte”, explica a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo. “Um boa dica também é fazer picolé caseiro com suco de frutas sem açúcar”, completa.
2. Coma mais fibras e proteínas
Ovos, peixes, frutas e legumes ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo. Queijos e derivados do leite também são ótimas opções.
3. Hidrate-se
É importante manter-se hidratada, pois a sede pode ser confundida com fome”, conta Cintya.
4. Prefira o chocolate meio amargo
Além de ter menos calorias, ele tem uma quantidade menor de açúcares e também possui antioxidantes. Mas cuidado: a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que não devemos ultrapassar 10% o consumo de doces da nossa dieta alimentar – para uma dieta de 2000, cerca de 200 calorias. “Doces com castanhas e frutas secas também são ótimas opções, já que diminuem a velocidade da absorção de açúcar no corpo”, explica a especialista.
5. Não seja radical
Cortar doces de uma vez pode provocar uma espécie de abstinência, o que leva a um posterior abuso de açúcar.
6. Mexa-se
A prática de exercícios físicos, além de fazer bem a saúde, diminui a vontade de comer doces. O exercício estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar do nosso corpo, como a serotonina.
7. Organize a dieta
Ficar muito tempo sem comer nada faz com que seu organismo peça uma fonte de energia. O ideal é se alimentar de três em três horas. Assim você evita a compulsão alimentar e mantém o metabolismo funcionando direitinho.