O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (19), uma mudança para tentar diminuir o compartilhamento de conteúdos falsos. O aplicativo irá limitar o número de encaminhamentos de mensagens feitos simultaneamente.
Com a atualização, só será permitido reenviar mensagens para um máximo de 20 pessoas ao mesmo tempo. Antes, era possível encaminhar para 250.
O anúncio vai um pouco mais além na Índia, onde usuários só poderão encaminhar mensagens para até cinco pessoas e, quando o limite for ultrapassado, a ferramenta será desativada.
Leia mais: WhatsApp supera Facebook como fonte de notícias
Os recentes linchamentos motivados por boatos influenciaram a empresa a tomar essa atitude. De acordo com o “New York Times”, 24 pessoas já foram assassinadas na Índia em decorrência do compartilhamento de rumores.
No post em seu blog oficial, o WhatsApp informa que as mudanças foram feitas para “manter o WhatsApp da forma como ele foi projetado para ser: um aplicativo de mensagens privadas”.
Mas não é de hoje que o aplicativo vem lutando contra a propagação de conteúdos falsos. Essa novidade complementa outra que foi lançada na semana passada e mostra um aviso de que a mensagem recebida foi encaminhada.
Mais lidas: Horóscopo: previsões de Susan Miller para os signos em julho
Já votou no Prêmio CLAUDIA? Escolha mulheres que se destacaram