Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Quem é Luigi Mangione, suposto assassino de CEO que viralizou na internet

Suspeito é ativista anticapitalista e fez citações de Ted Kaczynski

Por Camila Iannicelli
10 dez 2024, 14h39
Conheça Luigi Mangione
Crime ocorreu em frente ao hotel Hilton, em Nova York (@luigi__mangione_98 @pepmangione/Reprodução)
Continua após publicidade

O departamento de Polícia de Nova York identificou, na última segunda-feira (9), Luigi Mangione como suspeito de matar o CEO da seguradora de saúde United Health Care, Brian Thompson. O jovem foi detido em uma unidade do McDonald’s na Pensilvânia.

De acordo com a NBC, fontes alegaram que ele utilizava uma identificação falsa e foi encontrado com uma arma fantasma, um silenciador, um passaporte e um manifesto por escrito. Em seu perfil no Instagram, ele se apresenta como “buscador da verdade” e “quebrador do sistema”. 

Quem é Luigi Mangione?

O jovem mantinha presença online ativa em plataformas de jogo e co-fundou o Upgrade, primeiro clube de desenvolvimento de videogames da Universidade da Pensilvânia. Além disso, ele se formou no Gilman College, colégio privado apenas para rapazes, no estado de Maryland. Sua família é dona de diversos negócios do setor imobiliário em Baltimore.

Luigi Mangione se declarava anticapitalista
Autoridades dos Estados Unidos prendem jovem de 26 anos (@luigi__mangione_98/Reprodução)

Mangione tem bacharelado em Engenharia e Ciências da Computação e um mestrado nessas áreas, também pela Universidade da Pensilvânia. O destaque fez com que ele se tornasse membro da Eta Kappa Nu, sociedade exclusiva de honra acadêmica para alunos de Engenharia Elétrica e de Computação.

Continua após a publicidade

O chefe de detetives do NYPD, Joseph Kenny, informou que o documento encontrado mostrava uma “má vontade em relação à América corporativa” e criticava as empresas de saúde por priorizar os lucros aos cuidados com as pessoas. 

Acredita-se que Luigi tinha um motivo pessoal contra a comunidade médica: obituários online mostram que ele perdeu uma avó em 2013 e um avô em 2017, suspostamente vítimas de um sistema falho de saúde. 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.