Quatro amigas de Marielle Franco são eleitas deputadas no RJ
Estas mulheres negras conquistaram cadeiras tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa
O assassinato de Marielle Franco, que ocorreu em março, segue sem esclarecimentos, porém repercutiu nas eleições de 2018. Quatro amigas e ex-assessoras da vereadora representante da Maré vão ocupar, a partir de 2019, três cadeiras na Assembleia Legislativa e uma cadeira na Câmara.
Talíria Petrone, Renata Souza, Mônica Francisco e Dani Monteiro foram eleitas pelo PSOL – partido no qual Marielle era filiada. Talíria, eleita deputada federal, foi a 9ª mais votada no estado do Rio de Janeiro. Já Renata, Mônica e Dani ocuparam, respectivamente, o 9º, o 28º e o 48º lugar na Assembleia, como deputadas estaduais.
Após o fechamento das urnas, as deputadas estaduais postaram no Twitter uma fala sobre suas vitórias. “Honramos a memória de Marielle Franco. Sou uma das três mulheres negras do PSOL eleita para a Alerj. Nunca mais estaremos sozinhas nos espaços de poder”, afirma Renata. “Foi só o começo de algo que a gente já começou há muito tempo, de uma nova política que tentaram silenciar e não conseguiram”, disse Dani.
Mônica Francisco, via Instagram, comemorou sua eleição e também postou um vídeo em que comemora a vitória de Erica Malunguinho, primeira mulher trans a ser eleita deputada estadual em São Paulo.
Confira os posts:
Leia também: Vote no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacam em suas áreas