Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Por que Los Angeles sofre com incêndios em todo início de ano?

Os incêndios florestais ocorrem frequentemente na Califórnia; confira os motivos para esse fenômeno

Por Lorraine Moreira
9 jan 2025, 12h59
Incêndios florestais na Califórnia, em Los Angeles
Embora Los Angeles naturalmente seja vulnerável aos incêndios florestais, as mudanças climáticas têm tornado o fenômeno mais comum (jane grn/Pexels)
Continua após publicidade

Se você acompanha o noticiário internacional, certamente se deparou com notícias sobre incêndios florestais que devastam bairros, forçam a evacuação de milhares de pessoas e causam mortes no condado de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. Neste ano, a emergência começou na terça-feira (07), em Pacific Palisades — um evento que, infelizmente, não é isolado.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A intensidade do fogo tem aumentado significativamente, e ele se espalha com mais rapidez em comparação com o início do século. Os 10 incêndios florestais mais destrutivos da Califórnia ocorreram desde 1991. Embora a região seja naturalmente vulnerável a incêndios, desde 2020 as chamas avançaram quatro vezes mais rápido do que há 20 anos, segundo um estudo publicado na Science.

O mesmo estudo aponta que, no Oeste dos Estados Unidos, os incêndios aumentaram em velocidade de propagação em 250% desde 2001. Dados do Departamento Florestal e de Proteção Contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) mostram que, na última década, uma área queimada foi 1,6 vez maior do que a média registrada por década desde 1979. Mas por que isso acontece?

Por que Los Angeles sofre frequentemente com incêndios florestais?

Ventos de Santa Ana

Os ventos de Santa Ana dificultam o controle dos incêndios pelos bombeiros. Desta vez, o Serviço de Meteorologia dos EUA relatou ventos de até 160 km/h. Esses ventos catabáticos, comuns na Califórnia a partir de setembro, surgem da diferença de temperatura e densidade do ar em diferentes altitudes, espalhando o fogo rapidamente e atingindo áreas mais distantes.

Mudanças climáticas

Desde o século 18, as atividades humanas têm sido a principal causa do aquecimento global, algo que intensificou os incêndios. O aumento das temperaturas amplia os períodos de seca em várias regiões da Califórnia, tornando o estado mais suscetível às chamas.

Clima seco e quente

O clima de Los Angeles, caracterizado por invernos secos e verões quentes, cria um ambiente propício ao surgimento de incêndios. A baixa umidade, que se agrava nos meses de inverno e primavera, contribui ainda mais para o problema.

Vegetação seca: um combustível natural

A vegetação da região, composta por gramíneas secas e arbustos inflamáveis, perde umidade e se torna combustível ideal para as chamas. Quando combinada com ventos fortes, essa vegetação facilita a propagação dos incêndios.

Continua após a publicidade

Ação humana

Atividades humanas, como cigarros descartados de forma inadequada ou atos criminosos, frequentemente iniciam ou intensificam as queimadas.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.