Pan-Americano 2023: brasileiras são destaques nas principais modalidades
Rebeca Andrade, Rayssa Leal e Pamela dão um show de simpatia e talento na primeira semana de competições. Confira o total de medalhas conquistadas;
Os Jogos Pan-Americanos 2023 estão acontecendo em Santiago, no Chile, mas são as brasileiras que chamam a atenção como principais destaques da competição que elege os melhores atletas do continente americano. Do ouro de Rayssa Leal no skate ao de Rebeca Andrade na ginástica, reunimos os nomes que subiram ao pódio até o momento!
Ao todo, são quase 7 mil atletas competindo nas mais de 35 modalidades por toda capital chilena. Entre eles, estão as atletas brasileiras que seguem fazendo história por onde passam, garantindo as melhores posições e classificações mais do que merecidas. Confira a seguir todos os principais destaques da primeira semana dos Jogos Pan-Americanos.
Dobradinha brasileira no skate
Rayssa Leal e Pamela Rosa marcaram presença em dose dupla na final do street skate, realizada no último domingo (22). Rayssa, a nossa fadinha do skate, tem apenas 15 anos, mas mostrou mais uma vez ser uma das melhores atletas do mundo.
Após ser a campeã invicta no Circuito Mundial de Skate e no Supercrow de Street League do último ano, ela conseguiu garantir a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.
Competindo na mesma categoria, a paulistana Pamela Rosa, de 26 anos, também garantiu seu espaço no pódio com a vice-liderança. Campeã mundial de street skate em 2019 e 2021, ela se superou nesta rodada de competições após passar por algumas lesões enquanto ainda estava competindo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
A adm chorou aqui, tá?! 🥹❤️ Brasil presente em duas posições do primeiro pódio de Skate na história dos Jogos Pan-Americanos! 🇧🇷#PanNaCazéTV pic.twitter.com/bNr7266MhK
— CazéTV (@CazeTVOficial) October 21, 2023
No Instagram, Rayssa agradeceu o apoio e carinho de todo o time e comissão técnica que a acompanharam até Santiago. Veja a coleção de memórias que a fadinha publicou em seu perfil:
Ver esta publicação no Instagram
Já Pamela declarou que cada medalha conquistada simboliza toda a sua determinação e coragem no esporte. E nós concordamos com ela! Confira a publicação feita:
Ver esta publicação no Instagram
Estrelas na ginástica
Ela é o momento! Rebeca Andrade vem realizando a sua melhor temporada em competições mundiais e não poderia ser diferente nos Jogos Pan-Americanos. Após superar Simone Biles e se tornar bicampeã mundial em ginástica artística, Rebeca retornou ao tatame e garantiu, nesta última terça-feira (24), mais uma medalha de ouro. Confira a seguir o salto que proporcionou a classificação para Rebecca:
O PRIMEIRO OURO DE REBECA NOS JOGOS PAN-AMERICANOS 🥇
Campeã olímpica, campeã mundial e, agora, campeã pan-americana no Salto! 💚💛
Com 14.983, Rebeca Andrade conquista a medalha de ouro no aparelho em sua primeira participação em Jogos Pan-americanos. Sou MUITO fã 😍 pic.twitter.com/b0ggGMh4vu
— Time Brasil (@timebrasil) October 24, 2023
A paulista alcançou a média de 14.983 pontos (15.333 a 14.633), se tornando a primeira brasileira em 16 anos a conquistar o ouro na modalidade. Ao todo, Rebeca conquista títulos memoráveis, sendo considerada bicampeã mundial, campeã olímpica e agora, pan-americana.
Em uma publicação feita em seu Instagram, ela comemorou orgulhosa exibindo a bandeira do país, confira:
Ver esta publicação no Instagram
Destaque também para Flávia Saraiva, que encerra sua participação nos Jogos Pan como a brasileira a ganhar mais medalhas em uma mesma edição. Ela garantiu a vice-liderança nos pódios por equipe, no individual geral e na trave. Já nas barras assimétricas, Flavinha ocupa a terceira posição, ficando com o bronze.
Brasil dominando as piscinas
A seleção brasileira de natação deu um verdadeiro show nas piscinas de Santiago nesta primeira semana de competições. Na categoria de revezamento 4×200 livre feminino, as atletas Mafê, Stephanie Balduccini, Nathália Almeida e Gabi Roncatto realizaram uma disputa acirradíssima entre a seleção dos EUA, que faturou o pódio com um tempo de 7:55:26, deixando o Brasil em segundo lugar por muito pouco, com uma tempo de 7:55:86. Confira um trecho emocionante da prova que garantiu a medalha de prata para a equipe feminina:
QUE PROVA LINDA, MENINAS!! 😍🇧🇷
Em uma disputa ABSURDA com as canadenses, nossas meninas assumiram a vice-liderança nos metros finais da prova e ficaram com a medalha de prata no revezamento 4x200m livre! 🥈🏊#Pan #Santiago2023 #TimeBrasil #JogosPanAmericanos #PanNaCazéTV pic.twitter.com/FVqYCw74ns
— CazéTV (@CazeTVOficial) October 24, 2023
Na categoria 400m feminino individual medley, o Brasil entrou com duas oportunidades de medalha. As escolhidas para a disputa foram Gabi Roncatto e Nathália Siqueira, que fecharam a rodada com 4m:47s e 4m:52s, respectivamente, levando o bronze.
Guerreiras do Volêi
Na quarta-feira (25) a seleção feminina de vôlei garantiu a última vaga na final dos Jogos Pan-Americanos após uma partida sofrida contra a seleção do México. Sem perder um set sequer até então, o Brasil passou por uma partida dura contra as mexicanas, mas garantiu a vaga da final durante o tie-break por 3 sets a 2, com parciais de 25/17, 22/25, 27/25, 22/25 e 15/13.
Ver esta publicação no Instagram
A equipe de Paulo Coco comandada pela capitã Nicola Negro disputou a final contra a República Dominicana, nesta quinta-feira (26). Há mais de 10 anos, a seleção feminina tenta quebrar o jejum de medalha de ouro no Pan-Americano, sendo a última vitória brasileira lá em 2011, durante a competição realizada em Guadalajara, no México.
Infelizmente, o ouro não voltou para o Brasil, mas ficamos com a prata. A equipe conquistou o vice-campeonato pan-americano na quinta-feira (26) após ser derrotada por 3 sets a 0 pela República Dominicana. Como citamos acima, durante a fase de grupos, o Brasil teve um desempenho impecável com três vitórias por 3 x 0.
Rainhas da areia!
Na sexta-feira, as atuais vice-campeãs mundiais de vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, garantiram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Elas conquistaram o título com uma vitória por 2 sets a 0 (parciais de 22/20 e 21/18) sobre as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson. A vitória de Duda e Ana Patrícia foi seguida pela conquista de André e George no torneio masculino, garantindo uma dobradinha para o Brasil no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Eles derrotaram os cubanos Jorge Alayo e Noslen Díaz.
Sereias brasileiras
Ainda na sexta-feira, Tatiana Weston-Webb garantiu seu lugar na final do surfe. A atleta competirá pela medalha de ouro na segunda-feira, às 13h30. Sua classificação foi conquistada com uma vitória sobre a costarriquenha Leilani McGonagle, com uma pontuação de 14.10 contra 8.33. Na categoria Stand Up Paddle (SUP), a brasileira Aline Adisaka também avançou para a final.
Show nas Quadras
É bicampeão Pan-Americano! A Seleção Brasileira Feminina de Basquete deu um verdadeiro show nas quadras de Santiago, neste último domingo (29).
As brasileiras venceram a partida contra a seleção da Colômbia com bastante tranquilidade, abrindo o placar da final com vantagem em cima das adversárias. Esse foi o segundo ano de vitórias consecutivas na modalidade para o Brasil, que encerrou sua participação no basquete com um placar de 50 a 40, em cima das colombianas. Vitória mais do que merecida!
Ver esta publicação no Instagram
Ouro no Handebol
Final de semana dourado para as meninas do Handebol! Enfrentando a Argentina em um duelo acirrado neste último domingo (29), a Seleção Brasileira Feminina de Handebol não deixou a desejar e garantiu sua vaga para as Olímpiadas em Paris-2024.
A partida fechou a favor do Brasil com um placar de 30 a 18, fazendo das atacantes Adriana e Fran, artilheiras da final. É o Brasil brilhando também nas quadras de Handebol!
HEGEMONIA! 🥇
O handebol feminino subiu no topo do #PódioMedley… pela SÉTIMA VEZ CONSECUTIVA! Tem que respeitar nossas meninas, aqui é Brasil!!! 🇧🇷🔥#EficazEmTudoQueFaz #SaúdeMentalValeOuro #PanNaCazéTV #publi #Medley pic.twitter.com/amiwBYrx1j
— CazéTV (@CazeTVOficial) October 30, 2023
Ícones femininos no Tênis
Após 36 anos sem vencer nenhum título no Tênis em Jogos Pan-Americanos, o Brasil garantiu não só um, mas duas medalhas de ouro somente neste fim de semana, graças a Laura Pigossi. A paulista de 29 anos encerrou sua participação na competição ao vencer a argentina Lourdes Carlé, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3 na modalidade individual simples.
Ela também garantiu o ouro ao lado de Luisa Stefani na modalidade em duplas, no último sábado, fazendo desta a melhor temporada do tênis brasileiro em jogos Pan. A última vez que uma brasileira realizou tal feito foi em 1987, em Indianápolis, com a ex-tenista Gisele Miró.
Ver esta publicação no Instagram
Tricampeonato na Canoagem
Na manhã deste último domingo (29), a brasileira Ana Sátila encheu o coração dos brasileiros de orgulho ao receber pelo terceiro ano consecutivo, o ouro na categoria C1 de canoagem individual simples. Na mesma tarde, a mineira retornou às águas para conquistar o ouro na modalidade de caiaque cross, garantindo sua vaga para competir nas Olimpíadas de 2024, em Paris.
Ver esta publicação no Instagram
Quadro de medalhas
Até o momento, o Brasil conquistou 110 medalhas Pan, sendo 34 ouros, 42 pratas e 34 bronzes, ultrapassando o Canadá e se fixando na terceira posição do quadro geral de medalhas. Para conferir o quadro completo com todos os detalhes das vitórias por cada categoria, acesse o site oficial dos Jogos Pan-Americanos e acompanhe em tempo real a atualização de cada medalha.
Ainda temos mais uma semana de jogos pela frente, e estamos ansiosos para continuar torcendo pelos nossos atletas.