Irmãs indianas promovem ensino de robótica e programação em escolas
Aditi e Deepti Prasad acreditam que essas ferramentas são essenciais para a próxima geração de criadores
As irmãs Aditi e Deepti Prasad cresceram com explicações científicas dentro de casa. Segundo elas, o pai ensinava conceitos físicos, biológicos e matemáticos de maneira divertida, alimentando o interesse das garotas pela Ciência. Uma delas seguiu a carreira em Neurociência e a outra em Políticas Públicas, mas as duas acreditam na importância do ensino precoce da chamada STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. “Como mãe, vejo como o mundo está mudando rápido e como a resolução de problemas e o pensamento inovador são habilidades importantes para os nossos filhos”, disse Deepti.
Por isso, as irmãs criaram, em 2009, a Robotix Learning Solutions, que desenvolve programas educacionais de robótica e programação em escolas. “Nosso objetivo é empoderar crianças com as ferramentas do século 21, como pensamento computacional, criatividade, colaboração e inovação”, conta Aditi.
Pensando na diferença de gênero no campo das Exatas, elas também criaram a Indian Girls Code, com foco em garotas de classes sociais baixas. “Queremos inspirar meninas a serem inovadoras no campo da ciência computacional e tecnológica”, explicam. A estreia desse programa foi feito em um orfanato feminino com 25 garotas entre 7 e 12 anos.