Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Caminhos de Clarice Lispector pelo RJ é tema do novo livro de sua biógrafa

A obra de Teresa Monteiro é o resultado de uma década de pesquisas sobre os trajetos que a autora percorreu pela capital fluminense

Por Danielly Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 out 2018, 12h03
 (Daniel Ramalho / Autêntica Editora/Divulgação)
Continua após publicidade

Tudo começou com ‘Laços de Família’. Ao ler o livro pela primeira vez, aos 15 anos, Teresa Montero ficou intrigada com a escrita de Clarice Lispector. Mas o “golpe fatal”, usando as palavras dela, só veio mais tarde. “Eu cursava letras quando a professora de filosofia recomendou um trecho de A Paixão Segundo G.H. Foi aí que me encantei definitivamente”, lembra Teresa, biógrafa de Clarice, que há 28 anos se dedica a divulgar o legado da escritora modernista.

Neste mês, ela lança O Rio de Clarice – Passeio Afetivo pela Cidade, que talvez seja seu projeto mais ambicioso. A obra é o resultado de uma década de pesquisas sobre os caminhos que a autora percorreu pela capital fluminense a partir de 1935, começando pelo bairro da Tijuca e terminando no Leme.

Leia mais: 8 perfis para seguir no Instagram se você ama literatura

CLAUDIA: Como foi feita a seleção dos locais destacados no livro?
Teresa: Considerei o itinerário biográfico relacionando-o ao literário para criar esse roteiro. Cada bairro tem algo que marca sua passagem. São lugares onde Clarice fez amigos, estudou e trabalhou, constituiu sua família e escreveu seus livros.

CLAUDIA: Você diz que Clarice abriu caminhos em sua vida. Em que aspectos?
Teresa: Passei a ter uma percepção mais ampla de coisas essenciais na vida e encontrei uma fonte inesgotável de conhecimento espiritual. Influenciada por ela, também comecei a andar pela minha cidade de outra forma, com mais responsabilidade. E o Rio de Janeiro que descobri é o que tento mostrar ao público neste livro.

CLAUDIA: Que lugar representa melhor a personalidade dela?
Teresa: O Jardim Botânico, sem dúvida. É citado em várias crônicas e cenário de seu conto Amor. Era lá que ela amava escrever, passear e “ficava sendo”, como gostava de dizer.

Continua após a publicidade
Livro clarice
O Rio de Clarice – Passeio Afetivo pela Cidade, Autêntica, R$ 54,90 (Autêntica Editora/Divulgação)

Veja mais: Horóscopo: previsões de Susan Miller para os signos em outubro

Siga CLAUDIA no Instagram!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login