Banido da TV, comercial do Greenpeace viraliza na internet
Rede de supermercados do Reino Unido adotou a campanha como comercial para TV
Um comercial da rede de supermercados Iceland Foods foi banido da TV do Reino Unido. Os reguladores de publicidade consideraram que o vídeo se tratava de uma mensagem política, e se recusaram a deixá-lo no ar.
A campanha, na verdade, foi criada pela organização Greenpeace em agosto. O objetivo é alertar a população sobre a destruição das florestas tropicais como resultado da extração de óleo de palma que afetava principalmente os orangotangos.
Na animação, que traz narração da atriz Emma Thompson, é possível ver a história de uma menina descobrindo um filhote de orangotango em seu quarto, o Rang-tan. Mas a história, inicialmente fofa, acaba fazendo um paralelo entre as personagens e a realidade do que acontece com essa espécie ameaçada de extinção.
A forte mensagem acabou chamando a atenção da rede de supermercados Iceland Foods, que a adotou como seu anúncio de TV para ajudar a impulsionar a campanha. Mas, pouco depois, os reguladores de publicidade do Reino Unido se recusaram a deixar o vídeo no ar. A Lei de Comunicações da Grã-Bretanha, publicada em 2003, proíbe anúncios “direcionados para um fim político”.
Porém, a marca usou suas redes sociais para anunciar ao público que o comercial foi banido, pedindo assim uma ajuda para viralizar o vídeo. A proibição acabou ajudando a alavancar a audiência da propaganda, que possui até o momento mais de 95 mil curtidas no Twitter.
Segundo o Greenpeace, 25 orangotangos são mortos todos os dias.
Confira o vídeo na íntegra e legendado:
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