Muitos dos campeões olímpicos não conseguem desgrudar de suas medalhas com o fim das Olimpíadas. Após a conquista, o símbolo quase sempre é guardado como lembrança. Porém, o polonês Piotr Malachowski teve uma atitude diferente. O atleta conquistou a medalha de prata na prova de lançamento de discos na Rio 2016. Por uma boa causa, ele decidiu abrir mão dela, leiloando-a com o objetivo de arrecadar dinheiro para o tratamento de um menino polonês com câncer.
O garotinho é Olek, de um ano de idade, e sofre de retinoblastia – câncer na retina que, em geral, atinge crianças com menos de cinco anos. A única possibilidade de tratar a doença é em Nova York, por isso a família precisa financiar a ida da Polônia aos Estados Unidos, assim como o tratamento.
O atleta iniciou campanha em seu Facebook para arrecadar dinheiro para oferecer o tratamento â Olek. Em post, Piotr diz que o destino lhe deu a “chance de aumentar o valor da minha prata”. De acordo com ele, ajudar o meninor Olek irá transformar sua coquista em ouro. O valor da maior oferta será repassado à família de Olek.
Pouco depois da competição, a mãe de Olek entrou em contato com Piotr, pedindo ajuda para o filho. O atleta resolveu ajudar na campanha e, assim, teve a ideia de leiloar sua medalha. As ofertas já ultrapassam a marca de 60 mil reais.