A solidão pode te fazer adoecer
Manter um bom grupo de amigos não faz bem apenas ao coração. Relacionamentos íntimos são também a chave para nos proteger de algumas doenças
Qual é o poder de um amigo? Segundo uma pesquisa recente, amizades têm o poder de prevenir doenças. Uma pesquisa mostrou uma forte ligação entre isolamento social e algumas doenças graves, incluindo câncer e doenças cardíacas. É importante ressaltar que estamos falando da solidão de longo prazo, não apenas uma noite de fossa no fim de semana. O estresse crônico causado pela solidão enfraquece o sistema imunológico tornando-o ainda mais vulnerável a doenças.
A solidão não afeta apenas nosso humor e auto-estima. Um estilo de vida solitário é também um fator de risco para muitas doenças.
Um grupo de pesquisadores decidiu estudar a forma como a solidão
Em um novo estudo, publicado esta semana na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, os investigadores analisaram a forma como a solidão pode afetar nosso DNA e atinge algumas das defesas mais importantes do nosso sistema imunológico.
Eles examinaram células envolvidas no sistema imunológico em amostras de sangue e urina de 141 participantes. Todos os participantes também receberam pesquisas que mediram seus níveis de solidão a cada ano.
Os resultados mostram que os participantes que marcaram pontos mais elevados na pesquisa de solidão também mostraram uma série de alterações relacionadas com a expressão de genes que desempenham um papel no sistema imunitário.
Os participantes solitários tinham níveis mais elevados do neurotransmissor norepinefrina, que pode alterar a quantidade de glóbulos brancos que produzimos. Os cientistas sugerem que a solidão provoca estresse, que por sua vez gera esta mudança na produção de glóbulos brancos do sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a doenças.