É fato: a moda ama um pouco de nostalgia. Já sugou tudo o que podia dos anos 1970, 1980 e, mais recentemente e com bastante vigor, a década de 1990. O caminho óbvio: trazer de volta ao “rolê” os famigerados anos 2000, quando o que todo mundo queria era atenção.
Christina Aguilera e Rihanna
A gente explica! Naquela época, a internet dava os seus primeiros passos e, para se ter uma noção, em 2000, o Google Images sequer existia. Aliás, a ideia da ferramenta só surgiu após a aparição de Jennifer Lopez e seu inesquecível Versace no Grammy, já que, no dia seguinte, as pessoas estavam enlouquecidas querendo saber de onde era aquela vestido verde. Era preciso se destacar.
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Hilary Duff e Gigi Hadid
Então, esqueça de vez o normcore dos 90’s! A sociedade começava a viver a Era da Informação de massa, globalizada, e a grande questão era a de “como conquistar atenção em um mundo fragmentado?”. Um tanto familiar, não?! E isso porque nem existiam Instagram, Pinterest, Snapchat e Facebook. O fato é que, a partir dessa percepção, estilistas, revistas e, principalmente, celebridades se esforçaram ao máximo para aparecer. Talvez isso explique um pouco o fato de a década ser conhecida como uma “época na qual reinou o mau gosto”.
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Britney Spears e desfile da Chloé – Primavera 2016
Mas o mundo da moda não está preocupado com isso e a ordem é beber, sim, dessa fonte! Céline, Louis Vuitton, Fendi, Saint Laurent, Chloé e até a bombada Vetements, por exemplo, apostaram na tendência em seus últimos desfiles, um caminho possivelmente sem volta. E se, em 2003, Paris Hilton, Britney Spears e Christina Aguilera eram as rainhas, em 2016, temos Kylie Jenner, Gigi Hadid e, claro, Rihanna como as embaixadoras do revival – bem como as garotas estilosas do Tumblr. Party like it’s 2001!