Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

DFB 2024: saiba o que rolou na terceira noite de desfiles em Fortaleza

Moda praia urbana, upcycling, música ao vivo e trabalho de rendeiras ganharam as passarelas

Por Jonathan Pereira
Atualizado em 27 jul 2024, 14h52 - Publicado em 27 jul 2024, 10h18
Desfiles da terceira noite do DFB tiveram modelitos feitos por rendeiras, moda praia/escritório e upcycling de embalagens de café
Desfiles da terceira noite do DFB tiveram modelitos feitos por rendeiras, moda praia/escritório e upcycling de embalagens de café (Roberta Braga e Thais Parahyba/Divulgação)
Continua após publicidade

O DFB Festival 2024 chegou ao terceiro dia de desfiles no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, trazendo as novidades criadas pelos estilistas de moda autoral. Na noite de sexta-feira (27), Bruno Olly, Melk Z-DA, Baba e Catarina Mina mostraram suas coleções na passarela. 

A programação começou com a ultima etapa do Concurso dos Novos, trazendo as criações dos alunos de estilismo e moda da Uniateneu, Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)  e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). No sábado (28), a partir das 18h00, será conhecida a instituição vencedora do concurso, que acontece desde a abertura do evento, na última quarta-feira (23). O primeiro lugar recebe R$ 20 mil.

Desfiles do terceiro dia do DFB

Coleção
Coleção “Sufoco Sombrio”, de Bruno Olly, é baseada nos sintomas da ansiedade (Roberta Braga e Thais Parahyba/Divulgação)

Bruno Olly trouxe à passarela a a coleção “Sufoco Sombrio”,  baseada nos sintomas vivenciados por quem enfrenta a ansiedade. Peças no tom vermelho remetendo a situações de escape e sobrevivência, combinações de jeans e peças confortáveis com grandes bolsos em locais inusitados, como na parte interna das pernas, foram vistos. O estilista falou sobre a criação.

 

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DFB Festival (@dfbfestival)

Continua após a publicidade

“Cada bloco de cor representa uma emoção de ansiedade. A primeira família (de peças) representa palpitação, quando você pensa que está tendo um ataque cardíaco. Depois tem aquela falta de ar. Aí você tem aquela questão de se isolar, não querer sair com ninguém. E logo em seguida, entrar naquela questão da dependência emocional de outra pessoa, achar que sua felicidade está nessa pessoa, ou achar que seu problema é normal e deixar de tomar um remédio, entendeu? A gente conseguiu contar essa história de uma forma bem poética, bonita. Fiquei muito emocionado”.

Melk Z-Da inspirou-se em borboletas e fez modelito com embalagens de café viradas do avesso para expor o interior dourado e prensadas
Melk Z-Da inspirou-se em borboletas e fez modelito com embalagens de café viradas do avesso para expor o interior dourado e prensadas (Roberta Braga e Thais Parahyba/Divulgação)
Continua após a publicidade

Melk Z-Da buscou inspiração nas borboletas para criar a coleção deste ano, procurando o mimetismo”. “A gente fez um estudo em cima da anatomia das asas das borboletas. Usei cores mais lavadas e materiais que pudessem confundir quem estivesse vendo. A ideia era que você ficasse meio invisível e se camuflasse em qualquer ambiente. Desenvolvemos as peças usando rolitê, que é todo artesanal”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DFB Festival (@dfbfestival)

Continua após a publicidade

Um dos modelitos, com dourado, também chamou a atenção. “Eu gosto muito de upcycling, e no ateliê sempre fazemos café. E a embalagem por dentro é dourada, né? Eu achava aquilo incrível, só que não sabia como usar. A gente começou a prensa-la com ferro, aí vira uma placa e você faz o que quiser. Fiz as flores. E coloquei um chocalhinho pra ficar uma coisa mais sensorial”, explica.

A coleção da Baba inspirou-se na praia de Iracema, em Fortaleza, mostrando como os looks podem ser versáteis para praia, trabalho e vida noturna que o bairro oferece
A coleção da Baba inspirou-se na praia de Iracema, em Fortaleza, mostrando como os looks podem ser versáteis para praia, trabalho e vida noturna que o bairro oferece (Roberta Braga e Thais Parahyba/Divulgação)
Continua após a publicidade

O ritmo tomou conta da passarela com a coleção “Baba Beach Club”, criada por Gabriel Baquit e Roberto Albuquerque, da Baba. Emiciomar cantou “Magia de Jubiabá”, “Pode Crer” e “Impregnado”, enquanto Má Dame soltou a voz com “Na Cena” e “Estado Mental Fortal”. “Eu já tinha listado exatamente os cantores e as músicas antes de criar qualquer peça, queria os dois e deu certo. Assim como a moda cearense, a gente tem uma geração de músicos surreal que, se estivessem em outro território, já teriam outro nível de visibilidade, de sucesso”, avalia Roberto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DFB Festival (@dfbfestival)

A primeira coleção beachwear da dupla inspirou-se na praia de Iracema, em Fortaleza, local que, além da faixa de areia, concentra também empresas e vida noturna. “A ideia é reimaginar a vida praiana-empresarial-urbana, conciliando tudo. A gente usou tule, por exemplo, que é uma peça muito usada tanto de noite como de dia, que pode servir como saída de praia ou vestidinho para uma festa, é uma peça bem ventilada para um clima tropical”, conta Gabriel.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DFB Festival (@dfbfestival)

Catarina Mina trouxe a coleção feita em renda de bilro, confeccionada em parceria com a associação Olê Rendeiras do Trairi, no Ceará. Looks pretos com transparências abriram os desfiles e também em outros tons, com peças leves e caiçaras. O som da voz das rendeiras trabalhando era ouvido enquanto modelos atravessaram a passarela.

O desfile da coleção de Catarina Maia trouxe às passarelas o trabalho de rendeiras do Trairi (CE)
O desfile da coleção de Catarina Maia trouxe às passarelas o trabalho de rendeiras do Trairi (CE) (Roberta Braga e Thais Parahyba/Divulgação)

Dj Xarada, Baile Marrom, Wavzin e Má Dame encerraram a noite com o show no palco montado no Centro de Eventos. Neste sábado (27), último dia de programação, Johnny Hooker cantará seus sucessos a partir das 22h00.

Serviço
DFB Festival XXV
Quando: 24 a 27 de julho
Onde: Centro de Eventos do Ceará — Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza (CE)
Informações: no Instagram

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.