Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Estilistas da Dendezeiro falam sobre a valorização da brasilidade na SPFW

Hisan Silva e Pedro Batalha discorrem sobre trabalhos manuais e pluralidade nacional

Por Raíssa Basílio
Atualizado em 11 nov 2023, 15h44 - Publicado em 11 nov 2023, 11h26
Desfile da Dendezeiro na SPFW N56 (Raíssa Basílio/Reprodução)
Continua após publicidade

Dendezeiro, label de Hisan Silva e Pedro Batalha, enaltece as raízes nordestinas em mais um ano de SPFW. A marca baiana fez sua estreia em 2022 e tem acumulado seguidores desde então, tornando-se um dos desfiles mais requisitados do evento.

A Dendezeiro transcende a moda como um estilo de vida, destacando-se por valores como brasilidade e inclusão. Reconhecida por modelagens adaptáveis e agênero, a marca celebra a pluralidade e a diversidade, considerada a maior marca preta do Brasil.

Estilistas da Dendezeiro falam sobre a valorização da brasilidade na SPFW
Desfile da Dendezeiro na SPFW N56 (Raíssa Basílio/Reprodução)

Em um papo com os estilistas, durante a Semana de Moda de SP, eles comentaram sobre  valorização de trabalhos manuais e da inclusão.

Nas temporadas mais recentes de fashion week, especialmente no Brasil, temos visto um aumento de peças e acessórios em crochê, tricô, rendas. O artesanato cresce também com itens de couro, cerâmica, madeira e argila. Esse tipo de trabalho sempre foi muito popular em diversas regiões brasileiras e agora vemos que essa valorização, finalmente, tem conquistado outras partes do país e o mundo.

Continua após a publicidade

“Uma das coisas mais incríveis que está acontecendo no momento é que as pessoas do Nordeste, da Bahia, de Salvador, estão cada vez mais conseguindo assinar suas criações. Isso é algo que durante muito tempo a gente lutou, porque a Bahia sempre foi um grande berço de criação e de criatividade, só que sempre nesse local das pessoas irem, usarem, consumirem e não levarem o nome da Bahia, pegam apenas as criações”, comenta Hisan Silva.

Nesse movimento de valorização das artes, as pessoas estão expressando suas identidades e construções únicas na moda. A Dendezeiro, por exemplo, destaca-se nesse cenário ao promover a exaltação do artesanato em diferentes perspectivas estéticas. Na coleção BRS2, apresentada na SPFW N56, a marca aborda temas que ama, refletindo esse compromisso com a apreciação e celebração das criações individuais.

Os designers, em parceria com Renan Estivan para tapeçaria, a etiqueta de acessórios VEHR, o Coletivo Tattu para os bonés, e a artista Annia Rízia na criação de peças em argila, completam essa uma colaboração única da BRS2, enaltecendo as raízes brasileiras.

Continua após a publicidade
detalhes-dendezeiro-spfw-n56
Detalhes de acessórios no desfile da Dendezeiro na SPFW N56 (Raíssa Basílio/Reprodução)

“Falar sobre o manual é falar sobre nosso peso, de onde a gente vem, sobre as nossas ideias e ancestralidade, sabe? É muito falar sobre o DNA que temos, então é muito massa que nesse momento estamos valorizando cada vez mais isso”, completa Pedro Batalha.

“E o manual traz um afeto, né? Acho que é um saber que muitas vezes é passado de geração em geração e que a gente sabe que existe uma subvalorização desse tipo de trabalho. A gente visualiza totalmente o oposto, acreditamos no valor daquilo que a gente tem, daquele conhecimento que a gente possui, que é ancestral, familiar e sustenta a comunidade, famílias. É algo que determina futuros diferentes às pessoas.”

Continua após a publicidade

“Dendezeiro é uma marca que é para todos e queremos alcançar o mundo com ela, mas, ao mesmo tempo, queremos fazer com que o mundo entenda de onde ela veio, qual é a sua raiz e DNA”, conta Hisan.

Os estilistas refletem também sobre o processo em que a moda deixa de ser estigmatizada e passa a ser vista como uma expressão mais inclusiva. A marca representa a ideia de inventar moda, permitindo que as pessoas se identifiquem com o que é criado.

“Cada vez mais, estamos nos apropriando desses termos e desses locais, utilizando a moda como ferramenta, não só do nosso dia a dia, mas como ferramenta de emancipação de um grupo mesmo, de um contexto político. Eu acho que o trabalho manual é um dos pontos principais que faz com que a gente reencontre a nossa independência”, completa Hisan.

Continua após a publicidade

A escolha do nome Dendezeiro está associada à maior costa de dendê na Bahia, refletindo a aspiração de tornar a marca acessível globalmente enquanto celebra as riquezas locais. É inegável o reconhecimento da diversidade de joias (não relacionada apenas aos metais e pedras, mas culturais também) e riquezas disponíveis no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.