Como comprar peças-tendência sem dor na consciência
Na contramão do consumismo, marcas brasileiras (e locais) apostam em modelos feitos à mão e sob demanda.
Estima-se que o desperdício têxtil do Brasil seja de 170 mil toneladas de retalhos todo ano, sendo São Paulo a principal responsável pelo despejo em lixões de 30% dessa produção – isso sem falar nos impactos ambientais e sociais da produção em larga escala da indústria têxtil. Na contramão do consumismo tão louvado dos dias de hoje, iniciativas como produções zero waste (do inglês “zero desperdício”) e marcas que abraçam o consumo consciente trazem não só peças incríveis, mas que tem significados maiores no nosso armário.
Desde pequenos ateliês com criações únicas e em pequenas quantidades até marcas de cosméticos veganas, o mercado do slow fashion pede menos pressa na hora de escolher o que você vai vestir. “As pessoas que buscam itens diferentes, pois querem consumir de maneira mais consciente e apoiar o comércio local”, explica Sofia Fromer, uma das fundadoras da loja Da Gema. Ela e sua irmã gêmea Luisa criaram a marca para desenvolver peças divertidas, com estampas próprias e muita personalização. “A ideia era fazer algo legal e que tivesse um preço justo também. Por isso tentamos achar um lugar que tenha um custo baixo na matéria-prima, que tenha qualidade. E a produção é toda feita na nossa casa, que é nosso ateliê”, conta.
Além da tendência minimalista e mais básica do normcore – que veio para ficar! -, a busca por pequenos negócios que valorizem a produção local e a criação de peças com viés sustentável conquista muitos fãs por aí. A diferença? Cada peça tem um jeito único de ser e elas não são criadas pensando em ter mais mil por aí. “Uma camiseta nunca sai 100% igual à outra, pois tudo é feito à mão. Cada peça é única, por mais que seja a mesma estampa. A produção também é feita de acordo com a demanda – o que pode ser difícil quando a demanda é muito alta e precisa ser entregue muito rápida.”
https://www.instagram.com/p/BCqXLMVGcpe/
Para Barbara Mattivy, sócia da Insecta Shoes, a sustentabilidade é a missão da marca, levando educação sobre o consumo consciente para as pessoas que adquirem os produtos. “A nossa missão como marca é plantar uma semente em todo mundo que tem contato com a marca. O consumo – que nunca vai deixar de existir – pode ser melhor, consciente, que é um dos pilares da sustentabilidade”, afirma. O processo de criação dos belíssimos sapatos da marca inclui garimpo em brechós, reciclagem e muito trabalho manual. “Vamos aos brechós e garimpamos as peças manualmente, uma por uma, para selecionar a roupa. Isso depende do tipo de tecido, da estampa e se ela é vegana; além do brechó trabalhamos com tecido ecológico, feito de garrafa PET reciclada. A gente fala bastante do termo ‘eco-sexy’, pois as pessoas têm um preconceito com algo ecologicamente correto, então, as peças precisam ter um apelo visual”.
O fator que pesa bastante contra as lojas de fast fashion é a durabilidade do produto. Se não há qualidade naquilo que é produzido – sabe-se lá em quais condições de trabalho, inclusive – a peça se tornará lixo, contribuindo para as 170 mil toneladas anuais. Aliás, a maiorias das marcas listadas nesse documento, que inclui roupas, sapatos, acessórios e cosméticos, é feita por mulheres e para mulheres. E incentivam a moda genderless com peças unissex de fato.
Se você quiser fazer uma limpa à la Marie Kondo, algumas ONG’s recolhem retalhos e roupas descartadas para dar novo uso à elas (e também gerar emprego para muita gente):
Lista de lojas
Ethus
Insecta Shoes (sapatos veganos)
https://www.instagram.com/p/BDstV_BQFhr/
Novo Louvre
Eta que a gente não ta se aguentando pra mostrar as coisas novas pra vocês. Nossa camiseta mosaic disponível amanhã no Jardim Secreto Fair #11CHEGA MAIX
Publicado por RAW Clothing em Sexta, 19 de fevereiro de 2016
Três
Se você quiser saber mais sobre comércios locais próximos à sua casa que vendem produtos legais e incentivam o mercado, o site do Compre do Pequeno Negócio tem uma lista por geolocalização que te ajuda. Colabore divulgando as marcas e indicando outras nesse link.