Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A mensagem secreta no look usado por Meghan Markle para apresentar o filho

A Duquesa de Sussex, silenciosamente, tem feito pequenas revoluções. A última escolha fashion dela deixa isso bem claro.

Por Lucas Castilho
Atualizado em 15 jan 2020, 18h29 - Publicado em 8 Maio 2019, 17h35
 (Dominic Lipinski - WPA Pool/Getty Images)
Continua após publicidade

A mensagem secreta no look usado por Meghan Markle para apresentar o filho

Meghan Markle nunca esteve muito interessada em muitas das regras antigas da “Família Real Britânica”. Não à toa, ela e o marido, Príncipe Harry, resolveram nomear o filho recém-nascido com o moderno nome Archie, frustrando milhares de pessoas que apostaram em nomes mais “tradicionais”, como Philip, Charles e Spencer. Baby Archie é o primeiro de seu nome! E para deixar as coisas ainda mais millennials, fizeram o anúncio em um post no Instagram (!!!). Isso deixa muita gente (principalmente na imprensa britânica!) p*ta. Ela incomoda.

O jeito como ela usa a moda como ferramenta política também merece destaque. E, apesar disso não ser uma coisa nova no mundo das autoridades e celebridades, o jeito que ela faz, é. Para a sessão de fotos, na qual apresentou o garotinho ao mundo, ela escolheu um vestido trench-coat branco e até aí nada demais, certo? Errado! É óbvio que ela usaria a ocasião para mandar uma mensagem de sororidade sutil ao mundo: a peça escolhida pela Duquesa de Sussex é uma criação da designer Grace Wales Bonner.

Filha de mãe britânica e pai jamaicano, aos 28 anos, ela, que se identifica como birracial (assim como Meghan), é uma das mais talentosas e celebradas jovens estilistas da moda masculina atual. Sim, masculina! Minimalista, o trabalho dela é inspirado na literatura criada por artistas negros e é todo feito com o intuito de provocar discussões sobre os limites do gênero, raça e dá especial atenção a entender o fenômeno da diáspora africana, evento histórico e social caracterizado pela imigração forçada de homens e mulheres do continente africano para outras regiões do mundo.

Em 2016, levou para casa o In 2016, LVMH Prize, prêmio do conglomerado que controla a Louis Vuitton para novos e promissores estilistas. E, na semana passada, venceu um concurso do BFC/Vogue para jovens designers e vai receber um fundo de 200 mil libras para investir na própria marca. Recentemente, também colaborou no desfile “Marrakech”, da Dior, e os convites não devem parar por aí. Ou seja, em breve, essa garota vai explodir!

Continua após a publicidade

Por isso, não faria mal algum receber uma ajudinha de uma das mulheres mais famosas do mundo, não é mesmo? E mais: não faria mal algum receber uma ajudinha de uma das mulheres mais famosas do mundo na foto na qual ela apresenta ao mundo pela primeira vez o herdeiro dela.

O que Meghan Markle fez foi colocar luz sobre o trabalho excepcional de uma outra jovem mulher negra e, para isso, não precisou dizer uma palavra: só usar um vestido que, quando começar a ser vendido, vai esgotar. Mas é uma roupa com história, as roupas de Grace Wales Bonner contam histórias que, por anos (séculos?) foram ignoradas. Um excelente exemplo para o filho dela.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.