O príncipe William, Kate Middleton e seus filhos não devem passar o Natal com a Rainha Elizabeth II e o príncipe Philip neste ano. Isso por um motivo com o qual, provavelmente, muitas famílias irão se identificar: as crianças são consideradas riscos para os bisavós, que estão entre as pessoas mais suscetíveis a terem complicações pela Covid-19, devido à idade.
Assim como o resto do Reino Unido, a monarca de 94 anos e o duque de Edimburgo, de 99 anos, serão obrigados a passar o Natal com não mais que dois outros núcleos familiares. Isso significa que a tradicional festa em Sandringham está fora de questão, de acordo com as regras estipuladas pelo parlamento britânico.
O casal está na faixa de maior risco para o coronavírus e até agora foi cuidadosamente protegido pelo que ficou conhecido como “bolha de HMS”, formada por uma equipe da realeza muito reduzida. Além disso, Philip tem problemas de saúde pré-existentes, que o levaram a ser internado no Natal do ano passado.
No entanto, não há uma decisão final sobre como será o Natal da Família Real britânica. Fontes reais reconheceram, ao The Telegraph, que fatores como a idade da monarca e a relativa fragilidade do casal serão levados em consideração. Segundo o jornal britânico, os médicos do Palácio de Buckingham aconselharão a Rainha sobre o melhor caminho a seguir e a decisão será tomada após consultar todos os membros da realeza.
“Eles vão resolver as coisas entre eles; será sobre o que é prático”, disse uma fonte ao The Telegraph, acrescentando que os riscos potenciais em torno de crianças que se misturam com outras na escola seriam “claramente” levados em consideração.
De acordo com as regras impostas pelo parlamento britânico, três famílias que moram na mesma casa podem passar o Natal juntas, mas não devem sair dessa “bolha”. Ou seja, não podem passar a data festiva com outro grupo de familiares ou amigos.
William e Kate devem optar por passar o Natal com a família Middleton, em Berkshire, diferentemente dos últimos três anos em que celebraram a data com a rainha. Pelas regras, um dos irmãos de Kate – Pippa Matthews e James Middleton – não poderão se reunir com eles no Natal.
Já a Rainha Elizabeth poderá escolher passar a ceia com Príncipe Charles e a Camilla Parker, o que significaria que a duquesa não poderá ver seus filhos e netos. A monarca ainda pode convidar sua filha, a princesa Anne, ou o príncipe Andrew, porém ambos possuem filhos adultos, com quem devem escolher passar o Natal.
O mais provável é que a Rainha convide seu filho mais novo, Edward, e a esposa Sophia, para celebrar a data com seus netos, Lady Louise Windsor e o visconde Severn.