Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que o BBB19 deu tão errado?

Analisamos os motivos do BBB19 não ter sido tão sucesso quanto os anteriores.

Por Fábio Garcia
Atualizado em 15 jan 2020, 20h30 - Publicado em 10 abr 2019, 22h17
 (Globo/Reprodução)
Continua após publicidade

O BBB19 está para acabar já no próximo dia 12 e você deve ter percebido que… não é todo mundo que está interessado nisso. Mesmo com algumas votações expressivas, que deram recorde mundial para a edição brasileira, o reality sofre com audiência pífia e será lembrado como a pior temporada de todos os tempos. Mas, afinal, no que esse Big Brother Brasil errou?

Pra começar, a culpa não é apenas do reality. O Big Brother Brasil depende muito da novela que o antecede, então se estamos diante de um grande sucesso, provavelmente o BBB daquele ano vai repercutir bem. O BBB18 foi um estouro de audiência porque tinha a ajuda de O Outro Lado do Paraíso‘, porém o BBB19 sofre com o fardo do fracasso de ‘O Sétimo Guardião‘. Aí não tem reality que levante a audiência.

Mas, tirando o fator externo, o BBB19 também tem culpa no cartório. O elenco escolhido pelo diretor não deu certo, os grupos antagonistas não entraram no conflito esperado e isso acabou gerando um fato inédito: pela primeira vez vimos uma edição do BBB sem uma única briga.

Na tentativa de emplacar uma treta, a produção usou vários artifícios conhecidos para gerar conflito (restrição alimentar, acorrentamento, cancelamento de festas), mas o elenco paz e amor da vez driblava tudo e agia da forma mais pacífica do mundo. A produção poderia ter tentado mais, pois deu uma “amenizada” no clima da casa ao acabar com as provas da comida aos domingos, que sempre causavam intriga (e estresse pela fome).

Por que o BBB19 deu tão errado?
(Gute Garbelotto/ Câmara Municipal/Divulgação)
Continua após a publicidade

Outro fator que tornou esse BBB19 tão amargo foi a votação popular. Atualmente controlada por fandoms com muito tempo livre, poucas pessoas resultam em milhões de votos, tornando necessária a existência de fã-clubes do lado de fora para garantir a permanência do brother na casa. Somente em uma votação isso não aconteceu, quando numa reviravolta o pessoal da casa precisou votar em quem seria eliminada, um recurso que a gente adoraria que voltasse na próxima edição.

O jeito agora é torcer por uma temporada melhor em 2020, quando o programa comemora 20 edições. Espero que o número não assuste a Globo, pois se a vigésima temporada der errado, não sabemos o quão viável será manter o Big Brother Brasil na grade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.