Todos os anos, a rainha Elizabeth II celebra seu aniversário duas vezes. Embora tenha nascido em 21 de abril, seu aniversário oficial é comemorado no segundo sábado de junho, que cai este ano no dia 13. Em 2020, a rainha celebrou o 94º aniversário, seu 67º desde que foi coroada rainha.
Mas afinal, por que duas datas?
No passado, celebrações oficiais para marcar o aniversário de um rei ou rainha no Reino Unido eram realizadas em um dia que não é o aniversário real. A tradição de aniversário duplo foi iniciada há mais de 250 anos, pelo rei George II, em 1748.
Acontece que George nasceu em novembro, um mês conhecido pelo mau tempo do outono no Reino Unido. Como o rei fazia questão de uma celebração pública de aniversário, e novembro não era um bom momento, ele decidiu combiná-lo com um desfile militar anual no verão. E foi assim que começou a tradição de um aniversário público oficial para o monarca.
Dia de grande festa
O aniversário de estado do monarca é uma celebração pública, marcada pelo espetáculo Trooping the Color (saudação das cores), um desfile militar tradicional em Londres. A cerimônia, realizada pelos regimentos militares britânicos, tem sido uma tradição da infantaria britânica desde o século XVII, embora as raízes possam ser mais antigas. Em campos de batalha, as cores de um regimento ou de suas bandeiras eram usados como referência para reuniões.
O evento é realizado em Londres anualmente no segundo sábado de junho, no turístico St. James’s Park, e coincide com as homenagens de aniversário. Entre o público estão a família real, convidados, pagantes e o público em geral. A cerimônia, também conhecida como “Cortejo de Aniversário da Rainha”, é transmitida todos os anos ao vivo pela BBC.
Celebração reduzida
Por conta das medidas de distanciamento social devido ao coronavírus, a celebração do aniversário da rainha aconteceu neste sábado (13) com uma cerimônia militar reduzida. Este ano o tradicional desfile aberto ao público foi cancelado pela pandemia e substituído por um evento mais íntimo no castelo de Windsor, a cerca de 40 km de Londres, onde Elizabeth II e o príncipe Philip estão confinados desde março.
No lugar da tradicional celebração no Palácio de Buckingham com o desfile da cavalaria, este ano o aniversário foi marcado por uma pequena cerimônia militar em conformidade com as Diretrizes de Distanciamento Social do Governo.
Antes disso, a última aparição da rainha foi no final de maio. Após a flexibilização da quarentena, ela foi vista cavalgando no pônei Balmoral Fern, de 14 anos.