No Dia do Canhoto, nove famosas que escrevem com a mão esquerda
Característica hereditária e ainda controversa, os canhotos são minoria, mas tem um dia só para eles
Escrever com a mão esquerda já foi visto com maus olhos e por isso não chega a ser surpresa que a data de 13 de agosto, uma combinação suspeita para supersticiosos, seja o dia mundial do canhoto.
A data surgiu no Reino Unido nos anos 1970s, mas adotada quase 20 anos depois, e foi criada para ajudar na conscientização das pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra. Por serem minoria, os canhotos sofrem porque boa parte dos utensílios e objetos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita, algo que vem mudando aos poucos.
Por muito tempo se acreditou que essa característica biológica fosse comandada pelo cérebro, mas há uma nova teoria que defende a medula espinhal como responsável. Isso porque com a tecnologia atual, e, pode-se constatar que fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca. Mas a explicação clássica, estabelecida no século 19 por neurocirurgiões, identificou duas partes do cérebro, onde, obviamente, os destros (que usam a mão direita) têm um hemisfério esquerdo predominante, enquanto nos canhotos predomina o hemisfério direito. Os mesmos cientistas estudaram que o lado esquerdo de cérebro está associado ao processamento da linguagem falada e escrita, enquanto o lado direito, à percepção e à criatividade. Sendo assim, não há muita surpresa que muitos artistas sejam canhotos.
Conheça algumas mulheres famosas, poderosas (e canhotas):
Fatima Bernardes
Oprah Winfrey
Angelina Jolie
Nicole Kidman
Julia Roberts
Sarah Jessica Parker
Lady Gaga
Claudia Raia
Jennifer Lawrence