‘Deus Salve o Rei’ é talvez a novela mais ambiciosa da Globo
Para começo de conversa, "Deus Salve o Rei" é novela com a maior equipe de efeitos visuais de todos os tempos.
Goste você de novelas ou não, de uma coisa ninguém discorda: sempre que a Globo lança um novo folhetim a gente já sabe que vai ver imagens deslumbrantes. O capricho na produção visual já é de praxe, mas a emissora deu um passo ainda maior em “Deus Salve o Rei”, que estreia em janeiro.
Trata-se da novela com a maior equipe de efeitos visuais de todos os tempos. E é muito fácil entender a razão. Além da temática medieval, a trama é ambientada em uma terra fictícia, inspirada em diferentes pontos da Europa.
A produção de arte trabalhou durante seis meses para alinhar os detalhes cenográficos e a equipe de filmagem percorreu nada menos do que oito países, dentre eles Islândia, Escócia e Espanha. Além disso, o figurino soma cerca de 5 mil peças de roupa.
Mas o mais impressionante é que grande parte das cenas será gravada com fundo falso, para que o cenário seja acrescentado digitalmente. Segundo a produção, o trabalho de cenografia digital será cerca de sete vezes maior do que o de qualquer outra novela já feita pela Globo.
Mas, como não poderia deixar de ser, também existem cenários reais em “Deus Salve o Rei”. Nessa quinta-feira (14), a gente pode conhecer as locações, que foram montadas no Projac. “Esse castelo que a gente vê aqui vai a quase 40 metros de altura”, explica Fabrício Mamberti, diretor artístico da novela, mostrando o castelo de Montemor – o espaço mais suntuoso das locações.
E, para além do visual, a nova novela das 19h também chama a atenção pela ousadia da trama, pois faz quase trinta anos que a Globo não aposta em um folhetim medieval. “Que Rei Sou Eu?” foi ao ar em 1989 e, segundo Fabrício, essa novela é a grande inspiração de “Deus Salve o Rei”.
Também vale lembrar que a faixa das 19h raramente conta com folhetins de época – e isso representa mais uma aposta ousada.
Para justificar cartadas tão audaciosas, Fabrício Mamberti garante que a história da novela está afiada e que a produção está dando um gás extra para fazer com que cada cena seja caprichada. “O que fica à frente é, em primeiro lugar, a bela e brilhante história que o Daniel [Adjafre, autor da novela] nos trouxe. Eu e o Daniel, quando a gente começou a desenvolver esse projeto, a gente falou assim: ‘temos que entregar cada cena, não pode ter nenhuma cena jogada fora e, principalmente, não pode ter nenhum diálogo que não faça sentido'”.
Ele adianta que 30 capítulos já foram gravados até o momento e promete grandes cenas – como as já divulgadas – até o fim da novela. Agora é só esperar até o dia 9 de janeiro para saber se “Deus Salve o Rei” vai fazer jus à magnitude do projeto.