6 momentos que tornaram a novela ‘Velho Chico’ inesquecível
Novela das 21 horas chega ao fim nesta sexta-feira (30), mas ficará marcada nos nossos corações.
O último capítulo da novela Velho Chico será exibido na noite desta sexta-feira (30). O amor proibido de Santo (Rogerinho Costa/Renato Góes/Domingos Montagner) e Tereza (Isabella Aguiar/Julia Dalavia/Camila Pitanga) – exibido em duas fases, além da primeira sobre a origem da rixa de suas famílias – teve direção artística de Luiz Fernando Carvalho, autoria de Edmara Barbosa e Bruno Luperi e supervisão de Benedito Ruy Barbosa. Não tem como negar que essa foi uma novela inovadora, tanto na estética, quanto na forma de se contar a história.
Para lembrar os momentos mais marcantes da novela e matar as saudades antecipadas, selecionamos as cenas mais emocionantes de Velho Chico.
1 – Afrânio assume o posto de Coronel
Velho Chico marcou o retorno do ator Rodrigo Santoro às novelas brasileiras. No início da trama, após a morte do Coronel Jacinto (Tarcísio Meira), Afrânio (Rodrigo Santoro) renuncia à vida de playboy que tinha na capital, larga a namorada com quem vivia uma paixão ardente, e assume seu lugar. Foi um momento muito doído e de grande transformação.
Assista à cena e mate as saudades
Leia mais: Quem é o profissional por trás do olhar de Santo nesta última semana de Velho Chico
2 – Assassinato do Capitão Rosa
Ainda na primeira fase, um assassinato comoveu os espectadores – e deixou marcas por toda a trama. O capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) foi morto, no mesmo instante do casamento do rival Afrânio (Rodrigo Santoro) e Leonor (Marina Nery), por um mafioso misterioso a mando de Encarnação (Selma Egrei). O contraste entre esses dois momentos foi tocante.
3 – Tereza e Santo se rendem ao amor
Após anos de separação, muitas brigas de família, e muita dor renegando o amor que sentiam um pelo outro desde a juventude, Maria Tereza e Santo voltam a se amar nas águas do rio São Francisco. A cena foi tão linda que deu vontade de aplaudir a televisão!
4 – Santo revela à família que Miguel é seu filho
Em um almoço de família, Santo (Domingos Montagner) anuncia a todos que é pai de Miguel, filho do seu amor proibido Tereza. O menino cresceu sem saber quem era seu verdadeiro pai, já que as famílias eram inimigas mortais e a mãe preferiu ocultar essa informação. Momento de grande tensão e emoção na família “dos Anjos”.
5 – Afrânio se liberta do coronel
Antônio Fagundes emocionou a todos na cena em que, na pele de Afrânio, sai em busca do espírito do filho Martin (Lee Taylor), que navega pelo rio São Francisco em um barco fantasma. Nesse momento, ele se liberta da couraça de coronel, tira a peruca que tanto causou polêmica entre os espectadores, e desabafa ao filho todo seu arrependimento por ter sido tão duro com ele em vida.
Assista a um trecho da cena
6 – Câmera subjetiva como olhar de Santo
Com a morte de Domingos Montagner, ator que interpretou Santo na terceira fase da trama, a solução encontrada para manter o personagem no resto da novela foi uma técnica conhecida como “câmera subjetiva”, em que o olhar do personagem parece estar sendo transmitido pela câmera.
Os atores interagiram com o aparelho, dando a impressão de estarem olhando nos olhos de Santo. Além disso, falas de Montagner, provavelmente retiradas de gravações anteriores, foram inseridas nas cenas. A homenagem ao ator não poderia ter sido mais emocionante.
Assista à cena, exibida na reta final da novela