Machismo na cozinha do MasterChef ganha debate nas redes sociais
Logo no primeiro desafio, uma atitude da equipe vermelha foi considerada machista pelos espectadores.
Não foi apenas a eliminação do participante João que marcou o episódio do MasterChef Profissionais desta terça-feira (15). O machismo na cozinha profissional, abordado por Ana Paula Padrão em diferentes entrevistas pós-eliminação, voltou a ser debatido nas redes após a exibição do episódio.
Durante a prova de pressão, as equipes azul (João, Fádia e Marcelo) e vermelha (Dayse, Dário e Ivo) precisaram enfrentar cinco rounds, que começava com a tarefa de destrinchar um cordeiro, seguida pelo preparo de 4 pratos com as peças de carne.
Logo no primeiro desafio, uma atitude da equipe vermelha foi considerada machista pelos espectadores. Ivo e Dário não ouviram a participante Dayse, única do grupo que havia compreendido corretamente a ordem da prova. A ordem era esmiuçar o cordeiro em quatro peças e não três – como os rapazes insistiram.
Apesar da falha, a equipe vermelha conquistou o ponto da tarefa. No entanto, a postura dos competidores não passou ilesa das de criticadas no Twitter.
E o que estava ruim, piorou.
Durante a execução da prova, Dayse não aprovou as ordenes de Ivo, capitão da equipe, e chegou a afirmar que ele estava centralizando todas as tarefas.
Ao ser questionado pela cozinheira, Ivo respondeu que, se ela estivesse achando ruim o andamento da equipe na prova, deveria pegar uma vassoura e varrer o chão.
No depoimento sobre o episódio, o participante afirmou ainda que, durante a prova, os nervos ficam à flor da pele, sendo mais difícil trabalhar com mulheres na cozinha porque elas são mais “frágeis”.
A repercussão no Twitter das declarações de Ivo não foi nada boa:
Durante a madrugada, após enxurrada de críticas, Ivo usou seu perfil no Twitter para se desculpar.
Depois de postar um meme de Obama com o pedido de desculpas, Ivo retuitou mensagens de apoio de fãs.