Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Site americano quer revolucionar visão da mídia sobre as mulheres plus-size: conheça o ‘The 67 Project’

Representatividade importa, sim - e elas querem mudar a realidade das mulheres gordas.

Por Giovana Feix
Atualizado em 12 abr 2024, 16h26 - Publicado em 28 set 2016, 09h07
Reprodução Refinery29 (/)
Continua após publicidade

Nesta semana, o site norte-americano Refinery29 se comprometeu oficialmente com a causa das mulheres plus size: eles lançaram o The 67% Project. A campanha pretende ampliar drasticamente a quantidade de imagens de moças gordas na mídia, e surge a partir da revelação de que, justamente, 67% das norte-americanas têm manequim maior que 42.

Diante disso, por que a imprensa e a mídia feminina como um todo deveriam continuar considerando a beleza e a moda plus size uma “exceção”? Atualmente, estas mulheres estão representadas em apenas 2% das imagens midiáticas.

Reprodução Refinery29
Reprodução Refinery29 ()

“A partir de hoje, vamos tirar a mulher plus-size do nicho e trazer ela para o mainstream“, diz o site. “Nesta semana de lançamento [da campanha], 67% dos corpos que vocês verão em nosso site, em nossa newsletter e em nossas redes sociais será plus size. Para fazer isso, fizemos mudanças significativas no Refinery29, para plenamente representar este 67% – essa semana e mais adiante, também”.

O site vai colaborar com os bancos de imagem Getty Images, Lane Bryant e aerie, para garantir que existam mais fotos de mulheres plus size disponíveis aos meios de comunicação. Eles também se aliaram à atriz Danielle Brooks, a Taystee de Orange Is The New Black – que, ao longo da campanha, vai contribuir por meio de relatos pessoais sobre sua vida como mulher negra e gorda.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Today is the day!! It's my birthday!! Thank you Lord for another year!! 🎉

A post shared by Danielle Brooks (@daniebb3) on

O projeto também vai receber contribuições das leitoras, através da hashtag #SeeThe67 (traduzindo, “veja o 67”). “Não mostrar esses 67% de forma natural tem consequências reais: as mulheres plus size ganham menos e são muito mais suscetíveis à discriminação“, conta o texto. “É por isso que queremos ver vocês no nosso site (apareçam!)”.

Reprodução Refinery29
Reprodução Refinery29 ()

Por aqui, segundo levantamento feito em 2014 por José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, 48% das mulheres também estão “acima” do peso. Nós torcemos para que os ecos dos esforços da Refinery29 também cheguem ao Brasil em breve. Site americano quer revolucionar visão da mídia sobre as mulheres plus-size: conheça o ‘The 67 Project’

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.